segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Médicos 24h

Falei da saga de minha esposa em hospitais em outro post, e frequentemente nossa filha adoece como todo bebê que esta desenvolvendo o sistema imunologico. Varias vezes precisamos de consultas de urgência e como ja estamos acostumados com o péssimo atendimento de urgência, digno dos hospitais publicos brasileiros, muitas vezes acionamos o serviço médico de urgência por telefone.

Como nao temos familia aqui, ficamos meio desesperados quando aparece doença. A ultima "mazela" foi mês passado, quando apreceu uma infecçao renal em minha esposa, logo apos minha filha ter adoecido (acho que era um resfriado). Ficaram as duas doentes e meu nivel de pânico subindo com tese pra terminar e o povo todo doente aqui. Mesmo depois de medicada minha esposa estava tendo febre perto de 40°C. Liguei pra um serviço de urgência do SAMU*, que sempre usamos (08 10 15 33 33). O médico atende em alguns minutos e depois da descriçao dos sintomas e de ter falado da medicaçao, ele sugeriu mudar para Ibuprofeno, que tinhamos em casa. Funcionou que foi uma beleza. Niquel, como dizem aqui. Logico que o cara do outro lado nao é negligente e vai receitar remedio controlado. O maximo que ele faz é sugerir tratamento.

Foram muitas vezes que ligamos, mas eu so consigo lembrar especificamente de alguns casos:
- Constipaçao de mais de 48h do bebê (narrado aqui)
- Queda de bebê batendo cabeça no chao (nao deixar ele dormir logo apos a queda e observar durante as proximas 24h se algo fora do comum se passa)
- Infecçao renal da esposa (caso acima)

Toda a assistência que tivemos aqui no pré-parto e pos-parto, creche, serviço médico por telefone, entre outras coisas, nos supriu bastante a falta dos conselhos de nossos pais e demais parentes. Claro que a familia é insubstituivel do ponto de vista afetivo, mas o meu ponto aqui é que a assistência que nos foi dada nos deixou bastante seguros em varios momentos onde o desespero toma conta de alguns casais que sao pais de primeira viagem.

Para os que estao no Brasil fica o relato, e para os que estao na França fica o relato e a dica, caso precisem de um médico de madrugada.

* Numero usado na regiao de Grenoble para falar com médicos de plantao nos horarios de 18h as 8h e em fins de semana e feriados, em caso de emergências nao vitais. Nao sei informar se o serviço é em toda a França. Verifiquem o SOS médecins caso esse numero nao funcione em sua regiao.
Caso seja algo muito sério, discar para o SAMU usando o numero 15.

Um comentário:

Flavinha disse...

Muito importante esse post Kiev! Já estou anotando esse telefone! ehehe... Espero que a gente não precise, mas quem é que sabe né? Melhor ter anotado! =)