segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Tramway cabadapeste

Sou fa dos tramways. Até ja falei deles rapidamente aqui. Acompanhando as noticias sobre o progresso dos trabalhos na infraestrutura das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, vi que algumas cidades cogitaram e algumas até escolheram o uso de Veiculos Leves de Transporte (VLT). Esse é o nome moderno do bondinho no Brasil. O famoso tramway que continua tramway na Europa, constrastando com os carros e ajudando no transporte em varias cidades em que estivemos como Karlsruhe, Bruxelas, Atenas, Strasbourg, Lyon e Praga, e com um charme especial em Portugal com bondinhos no estilo antigo em Lisboa e no Porto.

Era uma vez um VLT em Brasilia
Brasilia escolheu construir o VLT, a ser fornecido por um consorcio cuja tecnologia ficaria por conta da Alstom, megaempresa francesa que fornece equipamento ferroviario (trens, metrôs, tramways) entre outras coisas. Aqui perto de casa tem um escritorio da Alstom em um galpao, que se nao me engano é ligado ao braço deles que atua no setor hidroelétrico. Se estiverem precisando de usina nuclear em seu estado eles também constroem.

Mas falando dos VLTs, a Alstom implantaria em Brasilia os modernos Citadis, o mesmo tipo usado em Grenoble, onde atualmente moramos. Video em português explicando neste link do Youtube. Chegaram até a exibir o danado em Brasilia, como mostra este outro video. Mas, como Brasil é Brasil, a obra foi parada pois descobriu-se que foi SUPER FATURADA EM QUATRO VEZES. Era uma vez um sonho de primeiro mundo.

A Alstom também envolve-se em escândalos e esta ficando famosa em dar propina pelo mundo afora. Corrupçao nao é coisa so de brasileiro. A diferença é que no Brasil é exagerado e vai do policial da esquina ao pessoal do alto escalao do governo.

VLT "da mulestia"
Correndo por fora da Copa, surge o Metrô do Cariri (foto do post), usando VLTs em pleno sertao cearense. Minha admiraçao para os visionarios cearenses, que surpreenderam com a Troller no ramo automotivo, e agora com os VLTs fabricados pela Bom sinal. Tramways nacionais! Tramways brasileiros! Que sejam inferiores aos da Alstom, mas eles sao adaptados à realidade econômica do Brasil. Eu explico. A Bom Sinal argumenta que os atuais tramways usados na Europa, por exemplo, nao sao viaveis na maioria das cidades do Brasil devido ao alto investimento nas linhas elétricas que alimentariam os tramways. O custo por km seria muito alto. A quantidade de passageiros a ser transportada deveria ser muito alta para justificar os investimentos.

Para cidades de médio porte, como as capitais nordestinas, o ideal seria um VLT a diesel, que é o que eles produzem. Ele transporta mais passageiros usando menos combustiveis que ônibus, e o impacto no transito de veiculos automotores é minimo. Um argumento altamente gambiarra é o de aproveitar a malha ferroviaria existente, ajudanto os governos a nao investirem em novas linhas férreas. Gambiarra ou nao, a Bom Sinal esta em expansao. Maceio, Recife e Fortaleza sao outras capitais nordestinas que estao ou estarao em breve utilizando VLTs Bom Sinal.

Salvaçao do Caos do Trânsito Urbano
O transporte sobre trilhos de fato reduz o trânsito caotico das grandes metropoles.Talvez em Recife estes investimentos no VLT nao consigam trazer uma melhor significativa para o trânsito, pois os VLTs da Bom Sinal nao serao os usados nas linhas principais do metrô, nem para Sao Lourenço. Eles substituirao os velhos trens a diesel feioes que iam até o Cabo. O atual sistema de metrô ja funciona desde os anos 80, com algumas expansoes, mas sempre voltado para o suburbio. Enquanto em grandes cidades o conceito de metrô é urbano, em que você sai da estaçao e ja esta no centrao, o metrô de Recife é suburbano. O objetivo inicial dele foi de ligar o suburbio ao centro. Existe UMA estaçao no centro, e eu diria ainda que é "periferia do centro". Para os que conhecem Recife, imaginem um metrô passando pela Av. Conde da Boa Vista ou pela Agamenon Magalhaes. Isso sim seria o conceito de metropolitano que se usa nas grandes cidades. Agora vao fazer um "puxadinho" para chegar até a cidade do estadio da Copa, Sao Lourenço da Mata, quase saindo da Regiao Metropolitana do Recife em area limìtrofe com a Zona da Mata.

Os usuarios do metrô em Recife sao pessoas que utilizariam transportes publicos de uma maneira ou de outra. Enquanto nao houver metrô nos bairros de classe média, o metrô nao representarà reduçao de trânsito. Por exemplo, um metro cortando o coraçao de Boa Viagem e indo até o centro salvaria a cidade do caos crescente. Vejam o exemplo na França, salva por tramways:



No Ceara nao tem disso nao
Apesar de tramways funcionarem em varios paises, nao creio que o modelo de mistura-los com o trânsito de carros daria certo. Acho que deve ser metrô elevado (ex: Recife) ou subterraneo (ex: Sao Paulo).
No Brasil nao motorista educado, nao senhor(a). Se eu ja vi colisao com tramway na Alemanha, imagina com os motoristas mal-educados brasileiros. Olha o desrespeito dos motoristas combinado com a provavel falta de sinalizaçao no Metrô do Cariri:


Além de outros transtornos como este aqui, causado pela falta de passagens sobre ou sob os trilhos:


Acho que nao adianta querer imitar o primeiro mundo. Nosso povo é diferente. Precisamos adaptar as boas idéias à realidade brasileira, até que as geraçoes futuras se eduquem, em diversos aspectos inclusive em educaçao no trânsito. O tramway, aliàs, o VLT, ja temos no Brasil e Made in Brazil, falta apenas adaptar melhor a um modelo compativel com a realidade nacional.

3 comentários:

~luky disse...

Cara, vc ja viu que trash a ideia de expansao do transporte coletivo aqui em Recife? Fiquei muito triste... vao sacudir mais 4 viadutos por cima da Agamenon. O mercado esta totalmente centralizado no empresariado de onibus e agora sera muito dificil lutar contra esse lobby.

Agora, por outro lado, tava pensando, o que aconteceria com os trams (que sao bem baixinhos) quando as ruas estao alagadas DAQUELE jeito que conhecemos?

Ja a questao que voce citou de colisao/sinalizacao/educacao eu tenho FE (eh a palavra que me resta) de que eh contornavel...

Resumindo, tambem usei muito tram la em Istanbul. Muito D+!!n!

lucas n.

~luky disse...

caso ainda n tenha visto

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/08/10/plano_de_mobilidade_para_o_recife_conta_com_3_grandes_vias_e_um_novo_terminal_109356.php

kiev gama disse...

Como sempre, o Brasil com influência do modelo norte-americano de melhorar o transito para os carros. Aqui em Grenoble a idéia é dificultar cada vez mais o acesso a carros no centro, removendo faixas (mas colocando tramways) e diminuindo vagas de estacionamento (mas colocando vagas em locais periféricos integrados com tramways com passagem+estacionamento a preços atrativos).
Infelizmente pra o negocio ficar pronto daqui a dois anos (se ficar) é investir em ônibus mesmo. Quem manda na politica em Recife é construtora e empresa de ônibus mesmo. Conseguiram derrubar transporte alternativo que tinha uma certa força, e com certeza nao vao deixar nunca metro expandir nem tramway ser implantado.

Um abraço e até breve! Em 2 meses estou por aih, pra viver esse caos.