segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brasileiros em Grenoble

Grenoble recebe estudantes brasileiros ha um bom tempo. As universidades possuem antigos convênios com a UFRGS, além de outros com outras instituiçoes como USP e varios programas de intercâmbio de estudantes.

Nesta época do ano começam a chegar alguns brasileiros por aqui. Estava eu esperando o tramway B no campus deserto em periodo de férias. Atravessam a linha do tramway três brasileiros: um rapaz e duas moças. Pareciam recém chegados que provavelmente acabaram de abrir conta no Société Générale, pois saiam da agência e falavam em bolsa e nao sei quantos euros e nao sei o que mais. Percebi que eram compatriotas, provavelmente de SP ou PR, dados os erres caprichados. Continuei caladinho lendo la no banquinho da parada mas com dificuldade, pois nòs brasileiros somos muito barulhentos. Chegou outro cara, de mochila, caminhando e fica em pé la na mesma parada.

Depois de um tempo o tramway vem chegando e o trio brazuca fala "esse é o B, mas o C nao aparece no horario ali do painel". O rapaz de mochila que estava em pé, ao lado, fala em português do Brasil: "pra onde vocês querem ir? O tram C nao esta passando aqui". Aih eu falei também, no meu dialeto pernambuquês compreensivel em quase toda Terra Brasilis: "Oxe! Até u dia 21 u terminau dêli é na parada Les Taillées. Vocêr teim ki trocà di tram la, visse?"*. O rapaz do trio brazuca fala, com muito espanto: "Nossa! Todo mundo é brasileiro aqui?".

Bienvenues à Grenoble. Alias, bem vindos à Grenoble. Em português mesmo.

* A bizarra transcriçao fonética nao padronizada é meramente ilustrativa e exagerada. Num total de 9 anos morando fora de Pernambuco e convivendo com brasileiros de diversos estados, meu "sutaki" enfraqueceu, mas continua pernambucano.
Versao em pernambuquês: Essa frase foi so pra arriar, ta ligado véi?

Nenhum comentário: