terça-feira, 2 de agosto de 2011

Headhunters e outra laranja azeda

A Orange é uma empresa de origem britânica que foi comprada no ano 2000 pela France Télécom (FT), uma estatal francesa que ha alguns anos tornou-se economia mista, tendo capital aberto mas com o governo frnacês sendo um dos maiores acionistas. Pequeno parentêses: a FT é aquela empresa que de vez em quando aparece noticia falando da onda de suicidios devido a supressao de empregos supostamente estaveis.

Voltando à laranja, ela é uma marca presente em quase toda a Europa e em expansao na Africa. Apesar da giganteza da FT (empresa ocupando a posiçao 105 no ranking mundial, segundo o Wikipedia), imagino que a marca France Telecom deixara de existir em breve e dara lugar à Orange, tipo a Oi substitui a marca Telemar. Hoje em dia, na França, a Orange é fornecedora de telefonia movel, Internet, VoIP e TV por assinatura, com milhoes de usuarios, além de prestaçao de serviços de consultoria em Informatica. Os laboratorios de pesquisa FT foram rebatizados ha alguns anos e chamam-se Orange Labs (mais um sinal da mudança gradativa para o nome Orange). Sao 18 laboratorios de pesquisa no mundo todo, 8 deles na França, sendo um em Grenoble.

Laranja 1
A Orange é aquela empresa com nome de fruta que falei aqui, sobre o pos-doutorado fechado que declinei. Como parte do processo informal do convite, eu ainda fui no fim de abril apresentar minha pesquisa la. O que fiz no mestrado e continuei no doutorado. Era semana de férias la e ainda assim foi bastante gente assisitir. Depois da minha apresentaçao de 1h15 ainda teve bastante discussao e otimas criticas e sugestoes que me ajudaram na escrita da tese. Ao final, serviu como uma pré-defesa, mas o pos-doc ja estava azedo desde janeiro/fevereiro.

Laranja 2
Coincidentemente, eu estava de passagem no laboratorio hoje e recebi uma ligaçao de uma pessoa da Orange Labs dizendo que viu no calendario de defesas de tese da universidade de Grenoble que eu estava com minha defesa agendada. Ele falou que o meu perfil se encaixava para trabalhar num projeto de pos-doc de um ano para o desenvolvimento de middleware para a Livebox, um modem multifunçao usado para TV, Internet e VoIP (nosso segundo serviço de Internet, descrito neste post) e creio que o produto que é o principal alvo dos projetos de pesquisa, inclusive o da laranja azeda numero 1.

Como o cidadao estava procurando alguém para esta vaga, ele perguntou se eu estava interessado na oferta e se poderia me enviar detalhes. Expliquei que eu estaria sim, mas por uma decisao familiar eu volto para o Brasil apos a defesa da tese. Azedou de novo a laranja. Perguntei até se ele conhecia André, o contato da laranja 1, e ele disse que sim mas que eram de equipes e projetos diferentes. Passei o contato de três outros colegas que seriam potenciais candidatos. Ou é coisa de "destino" querendo que eu fique na laranja, ou realmente é uma mega empresa com um gigante braço de pesquisa com varias oportunidades. Considerando o principio da navalha de Ockham, eu ficaria com a segunda explicaçao.

Headhunters e a Internet
Informaçoes publicadas na Internet ajudam muito a expor o profissional. Graças ao meu perfil no LinkedIn, fui contactado em diferentes momentos por três headhunters oferecendo oportunidades na Irlanda, India e França, respectivamente. A oportunidade da Irlanda era muito tentadora, com uma oportunidade bem no meu perfil e para trabalhar com OSGi (a implementaçao feita na minha tese se apoia nesse "bagulho").

Minha pagina pessoal também serviu para me contactarem. Uma empresa italiana propôs dar um treinamento de MS-Office em Angola, alegando que o fato de eu falar português e estar baseado na Europa me qualificaria. Nao sei de onde vieram com a parte do Office... Tem um caso meio viajado de um(a) chinês(a) que me viu o site pessoal e me contactou pelo LinkedIn também, enviou um email mal escrito em inglês dizendo que gostaria de fazer pos-doc na minha equipe e perguntou se eu poderia dar-lhe uma oportunidade. O inglês da pessoa ta ruim ou ela tem disturbio de atençao, pois se lesse o texto do site e do LinkedIn veria que sou PhD student.

Eu nao tinha duvidas que a Internet é uma otima vitrine profissional, e depois destes contatos aleatorios pude ver que realmente tem gente por aih "caçando cabeças" baseando-se em informaçoes encontradas na rede.

2 comentários:

ArthurFrançaBrasil disse...

Cara, não sei se isso pode te consolar, mas a males que vem pra bem.
Quem sabe aqui no Brasil não tenhamos para você uma "Tangerina" bem doce, ou até algo melhor, sei lá, "Telebrás" em expansão no desenvolvimento de tecnologias de banda larga popular...(espero não ter dito tanta besteira, mas a FIFA em função da COPA2014 tem acordos com o BRasil no desenvolvimento de várias tecnologias)(que fique claro, sou contra a COPA no Brasil, mesmo sendo educador físico e trabalhando diretamente com esportes).
Estamos acompanhado seu Blog, e torcendo para que vocês façam as melhor escolhas na vida neste momento tão importante para vocês o CNPq ainda não deu seu parecer no projeto da minha esposa, mas estamos confiantes.
Grande abraço.

kiev gama disse...

Valeu Arthur!

Estou também esperando bolsa no Brasil, que no meu caso seria a de pos doutorado junior. Espero que dê tudo certo pra tua esposa. Também estou torcendo por vocês.

Um abraço