terça-feira, 24 de agosto de 2010

Papai e bebê

Desde que me tornei pai, venho me indignando com a imagem do mundo machista em que cuidar de bebê é tarefa da mãe. Dos olhares desconfiados (do tipo "ele vai mesmo ajudar?") das enfermeiras quando falavam pra gente dos cuidados com o bebê. Tudo que é produto para bebê explora essa imagem do bebê e da mãe. O motivador maior para esse post foi um presente que minha filha ganhou, com vários produtos da Natura da linha mamãe e bebê. Eu briquei, dizendo: nunca vi uma linha papai e bebê. Tudo bem vamos às justificativas da minha esposa: é com a mãe que acontece o primeiro olhar, é a mãe quem tem o vínculo físico dos 9 meses de gestação e que durante vários meses amamentam o bebê. Ok. E o pai que acorda de madrugada pra fazer o leitinho morno, que troca fralda, dá banho, coloca pra dormir, que assume o "fardo choroso" quando a mãe já não tem mais paciência ? Assim como eu tem vários!

Esforços paternos
Já caminhei horas e kilômetros num domingo de neve, praticamente sem transporte público e sem farmácia aberta, pra procurar supositório pro bebê com prisão de ventre (e que quando chega encontra uma fralda suja de cocô, inutilizando a expedição abaixo de 0°C). Depois disso toda cagadinha era uma festa. Hoje limpar fralda de cocô é um ritual :)
Cuidar do seu (pelo menos do meu é) bebê é um momento de prazer que muitos pais não fazem questão por pura preguiça ou às vezes por pensar que é incapaz ou não leva jeito. Eu não levo mas insisto em fazer. Com o tempo o cara aprende. Uma roupa sem combinar cor aqui, uma fralda folgada ali (atenção aos vazamentos pastosos!), um cabelo sem pentear acolá. É normal. Não temos babá e quando minha esposa quebrou o punho ficando impossibilitada de cuidar de nossa filhinha o impacto para mim foi quase indolor já que eu estava capacitado em praticamente todas as tarefas, exceto passar roupa que me trouxe grande sofrimento com direito a dor nas costas (entenderam o "quase indolor"?).

Razões socioeconomômicas?
Essa visão forte na América Latina, de que cuidar de bebê é coisa de mulher, tem fundo cultural no machismo mas também tem razões socioeconômicas. Por exemplo, em países de primeiro mundo onde os salários são altos e o custo de vida caro, ter babá em casa é coisa de rico e como pai e mãe trabalham é normal dividir as tarefas. É muito comum ver na rua pais passeando com seus bebês sem a mãe por perto.

Mudança
Pais covardes, não percam o prazer que é cuidar da sua cria! Mães centralizadoras, deem essa oportunidade aos seus companheiros. Mudemos esse conceito de que cuidar de filho é coisa de mulher. Equilibremos a balança desse esforço.
É chegado o tempo de eleição, e aproveito o espírito de campanha para convidar os papais que cuidam ou tem vontade de cuidar do seu bebê, a criar o movimento "papai e bebê". Muitos pais por aí já são desse time. No século XX as mulheres lutaram por igualdade de direitos, vamos ajudá-las a ter direitos iguais em relação a isso. Mas infelizmente uma coisa é certa e não tem como se igualar: pra dar de mamar, os pais precisarão do auxílio de uma mamadeira.



Post escrito com um agora estranho teclado qwerty ABNT.

Nenhum comentário: