sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Do pó ao pó, das cinzas às cinzas (e da merda à merda)

Pegando emprestado da cultura católica:
"Lembra-te que do pó viestes e ao pó hás de voltar"
Pois o meu pó é Recife (sim, essa é a merda dos parênteses do titulo do post). Depois de uma jornada nômade de varios anos. Perdoem-me meus conterrâneos, mas nao consigo amar esta cidade. Apenas gosto dela pelos laços que tenho com as pessoas daqui. Caos urbano, crescimento desordenado, falta de planejamento, violência (que estatisticamente finalmente vem baixando), pobreza (eu diria miséria), sujeira, buracos, buracos, buracos, sujeira. O que foi feito pra melhorar? Aparentemente nada, apesar dos milhoes ou bilhoes de infra que os gestores vem gastando. Nao moro em Recife desde maio de 2005 e nao vejo mudanças significativas na cidade. Nao disse que nao ha mudanças, apenas nao acho significativas. Ano passado vim para ca como alguém visitando sua terra natal depois de 2 anos sem visita-la. Este ano venho com o olhar critico de alguém que esta analisando as possibilidades de voltar a morar em sua cidade. Minha esposa disse que depois que eu terminar o doutorado, game over pra vida no exterior. O contato de nossa filha com a familia pesou muito (toneladas virtuais) para esta decisao. Quando me perguntam se quero voltar, respondo sem resposta: "minha esposa volta para Recife e levara minha filha logo apos eu conclua o doutorado. Terei que ir também senao fico sozinho."

Megalômanos
Com toda a megalomania de merda dos pernambucanos de ter a "maior avenida em linha reta da America Latina", "maior shopping da America Latina", "maior bloco de carnaval do mundo","maior Sao Joao do mundo" (contestado pelos paraibanos), além de titulos obvios como maior bloco de maracatu do mundo, seguindo a formula "maior [digite_algo_da_cultura_pernambucana_aqui] do mundo". Pra você ver tamanha megalomania, é que perderam o titulo de maior shopping e agora ja me falaram que estao pra construir outro maior ainda la no cais José Estelita (acho que dessa vez sera querem extrapolar os limites e fazer a maior da nossa galaxia).

Quando eu ainda estava na escola, lembro de uma pesquisa internacional mostrada na Veja que apontou Recife como quarta pior cidade do mundo. Pena que por pouco perdemos o titulo. Mas acho que pudemos ostentar por um tempo o titulo de pior da America latina.

Incapacitados
Estou ouvindo falar de investimentos megalomaniacos em Suape (que ja nos deu o titulo de maior numero de ataques de tubarao das Américas, e quem sabe do mundo). Manchete piada no jornal: "Pernambuco importando mao de obra". Ridiculo. Estao construindo megacoisas, e nao tem gente capacitada pra mexer em maquinario, prestar serviços especializados, etc. Alguém ja ouviu falar da cartilha basica de "investir em educaçao e saùde"? Temos que ficar sabidos e também nao podemos ficar dodòi, senao morremos. Claro que os candidatos sabem todos disso, mas ninguém se importa. Quanto mais pobre e burro tiver, melhor pra tirar vantagem.

De volta à merda
Este é um post tendencioso excessivamente realista (negativo) de uma série de posts que colocarei sob o label "merda". Lembro de umas pixaçoes que via nos anos noventa em varias paredes do centro "RECIFEDE". Concordo, e nada mudou de là até aqui. Aqui é uma merda, a até cheira como.

Adeus, primeiro mundo, estou "ansioso" pra cantar "Voltei, Recife" ano que vem. E sem ironias, estou disposto a trabalhar duro para esta cidade ficar menos "merdal", ou no bom francês, menos merdique. Se ficar muito dificil, tentarei morar na Paraiba. Nao tem megalomania, nao fica tao longe de Recife e as estradas de la sao melhores...

5 comentários:

Anônimo disse...

leva a familia pra Florianopolis!

pirei naquela cidade!!!

eu me sinto da mesma forma. infelizmente, a unica saida disso eh uma revolucao -- nao que eu vah me engajar em uma. mas eh o velho ditado "pau que nasce torto..."

resultado das capitanias hereditarias, coroneis e quilombos...

kiev gama disse...

E aih Lucas.
Boa pedida! Muita gente fala que o Sul tem qualidade de vida melhor q o Nordeste, apesar da galera de la adorar passar férias no sentido inverso.
Um abraço!

Unknown disse...

Tudo depende do referencial. Poucas cidades brasileiras podem se comparar com cidades de 1o mundo. Recife, como muitas cidades brasileiras, tem problemas de infra-estrutura. Ficar aqui reclamando nao muda nada. Que tal por a mão na massa pra mudar algo? Ou então se desapegue de sua família e continue na Europa. O nordeste é o melhor que há no Brasil, sem dúvida.

Laura disse...

Oi Kiev,
Tenho que admitir que fiquei surpresa com este post. Pensava que tu eras daqueles recifenses com muito orgulho! Não conheço Recife, mas ja conheci muita gente bacana que veio dai. E que mesmo adorando a cidade reclamavam do fedor dos canais da "Veneza" brasileira. Sabe que eu tive uma reação bem negativa quando voltei para o Brasil, ou melhor para o Sul do Brasil (sou bairrista! oras!). Adoro as pessoas daqui, adoro o jeito como se leva a vida, mas a falta de estrutura era algo que me incomodava muito, irritante. A mais basica delas é o frio desnecessario dentro das casas. Reclamei tanto que a minha mãe mandou eu parar de reclamar, que aqui nao era como na França. Ela ficou bem chateada comigo. Acho que o que aconteceu comigo foi um pouco parecido com o que houve contigo, perdemos o referencial de antes de ir para a "Zoropa" e adotamos um modelo de primeiro mundo. é obvio que ficaremos decepcionados com tanta falta de serviços basicos como educaçao e saude, com os buracos nas calçadas, com a falta de educaçao de motoristas, e sobretudo com a desigualdade social. Antes eu acho que era um pouco anestesiada diante de tudo isto e que bom que vendo que pode ser beeem diferente podemos fazer algo para construir cidades melhores para se morar aqui no Brasil. Saudades do casal 20 e da pequena Marina. Beijão

kiev gama disse...

Muito obrigado pela visita e pelos comentarios. O assunto é polêmico, e acho legal discussões polêmicas contanto que ninguém se insulte ;)

@Gisele Estou disposto a colocar a mao na massa, como ja disse no fim do meu post. Apenas estou bem indignado com 5 anos de aparente estagnaçao da minha querida cidade, que mesmo com toda magoa posso chamar querida. Quero o melhor para minha cidade, mas eu nao vejo as melhoras aparecerem. Quanto ao nordeste ser o que ha de melhor no Brasil, eu conheço o Norte (com muitas coisas boas) e o Nordeste (idem), mas tenho certeza que ha coisas que fazem as outras serem unicas também. O Brasil é um conjunto, uma grande mistura que fascina pessoas de todo o mundo. Dizer que o Nordeste é o melhor que há seria injusto com todas as outras regioes. Por exemplo, gosto de coco e de chocolate mas prefiro eles misturados em qualquer que seja a receita ;)

@Laura Digamos que eu seja relativamente orgulhoso, mas acho que o orgulho pernambucano força a barra muitas vezes :) Sobre o referencial perdido eu concordo, e continuarei sobre o assunto em outros posts. O olhar critico ficou mais forte agora que comecei o planejamento da volta. Ja falei antes aqui que sempre que vejo algo bacana em outros paises vem o pensamento 'queria que meu pais fosse assim'. Espero que nos encontremos em breve para compartilharmos as experiências. Um abraço!