terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bagagem extraviada, o retorno

Apesar do post anterior, terminei não viajando no dia 31. Por conselho médico e pressão de minha esposa, uma deliciosa inflamação de ouvido me segurou uma semana. Felizmente nenhum avião da TAP caiu. As turbulências sobrevoando o Atlântico fizeram meu coração acelerar e eu praticamente não dormi.

Chegando em Lyon, cadê minha bagagem que eu tinha despachado?
O pior é que quando voltei de Nova York em Junho passado, a Air France extraviou minha mala também.
Tà virando costume.
Sìntese do històrico vivido até agora:

EmpresaLocal conexãoDestino (onde fiz a reclamação)Vôo com atraso?Explicação
TAM+KLMSão PauloGenebraNãoTAM falhou no encaminhamento da mala, que seguiria em avião de outra empresa (KLM)
Air FranceParisLyonSim, forçando o vôo de conexão a ser remarcadoA remarcação do vôo complicou o encaminhamento da bagagem
TAPLisboaLyonNãoNenhuma até o momento. Apenas encontraram a bagagem em Lisboa.

Atenção nos vôos vindo pra Europa!
Dicas ùteis, baseada na minha experiência e em outros sites:
  • Sempre leve bagagem de mão, por menor que seja, contendo itens de higiene pessoal, algumas roupas e roupa de baixo (ter feito isso serviu muito na primeira vez pois fiquei dois dias sem mala)
  • Na reclamação de bagagem extraviada você precisa dar detalhes como cor, tamanho, material e marca da mala. Identificando bem sua bagagem com etiquetas contendo endereço e nome e até uma fitinha colorida ajuda nesse processo.
  • Um endereço de entrega serà pedido, mas você pode ir buscar no aeroporto. Fiz isso da segunda vez pois ia para o Brasil logo no dia seguinte e não daria tempo de entregarem a mala na minha casa.
  • Evite conexões de curta duração (a minha ùltima teve três horas, mas acho esse tempo suficiente. Não vejo razão)
  • Evite conexões com vôos operados por diferentes companhias (eu confirmo!!Vide o primeiro caso)
Resumindo: evite conexões, se possìvel. Extravio de bagagem é mais difìcil em vôos diretos.

Agora imagine-se vindo passar férias na Europa, ficando dois ou três dias em cada cidade do roteiro. Sua bagagem extravia. Onde você deve pedir pra entregar a bagagem? No hotel da primeira cidade (cidade A) do teu roteiro ou pra segunda (cidade B)? Se escolher A e a entrega demorar muito pode ser que você saia da cidade A e và para B. Seria melhor mandar pra B pra ter margem de segurança? Ou melhor mandar de volta pra casa pra não ter risco de perder?

Pensem nisso antes de arrumar as malas, pois esse tipo de extravio pode acontecer com qualquer um. Aconteceu comigo três vezes...

Nenhum comentário: