domingo, 14 de junho de 2009

Abreviando II

Ao procurar opções para nos mudarmos para um lugar maior, alguém daqui me falou em HLM. Não sabia o que era. Descobri depois que era algo tipo residência popular.
Assim como o povo abrevia, na França parece que intelectuais, legisladores, governantes, etc e tal tem o hàbito de criar siglas para esconder, amenizar ou até mesmo embelezar certos termos. Pra complicar a cabeça do estrangeiro que chega aqui, jà não basta os TGV(Train à grand vitesse) pra falar do "trem bala", VTT(Vélo tout terrain) pra dizer mountain bike e até HS(Hors service) pra dizer que algo tà quebrado. Seguem alguns termos que conheço pra esconder a miséria alheia:
  • HLM (Habitation à loyer moderé) = Aluguel de COHAB. Aprendi essa semana ;)
  • IVG (Interruption Volontaire de Grossesse) = Aborto
  • SMIC (Salaire minimum interprofessionnel de croissance) = Salario mìnimo
  • SDF (Sans Domicile Fixe) = Sem Teto
  • PACS (Pacte civil de solidarité) = Documento pra o que minha mãe se referia como "amigado" e outros chamam de "amancebado"
  • OS (Ouvrier Specialisé) = Peão sem qualificação. Não tem nada de especializado. Puro "pipeau" (balela, demagogia, etc).
  • PVD (Pays en voie de developpement) = Paìs de terceiro mundo saindo da merda
  • RSVP (Répondez s'il vous plaît) = Esse não sei se é usado pelos figurões em documentos oficiais ou acadêmicos, mas serve pra economizar dinheiro em eventos. Pelo que sei, se usa no Brasil. Escreve-se isso no convite individual do evento (formatura, casamento, batizado, despedida, sacrifìcio de animal em cerimônia religiosa, etc), e se o convidado tiver a astùcia de saber o que danado significa RSVP ele responderà confirmando se vai ou não. Assim o povo do evento pode contar as cabeças pra encomendar a comida ao buffet na quantidade certa. Sugeri colocar essa sigla no convite de casamento da minha cunhada. Não sei se ela colocou nem se serà ùtil...
    "-Mãe, o convite de fulana veio escrito RSVP. Kéisso?"
    "-Sei não menina! Deve ser coisa em latim da igreja, igual naquela que tem INRI na cruz"
Vivendo e aprendendo. E como se aprende...
Serà que ensinam essas siglas na Aliança Francesa?

Um comentário:

Líviany Moura disse...

Ahahahah... AMEI!!!

Algumas eu n conhecia! Outras, como o RSVP eu me familiarizei... ahuhuaua - Tb num é pra tto, ne?! kkkkk

AMO