segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Primeiro Toco

Enquanto tem um bocado de neguinho foragido que faz doutorado com dinheiro brasileiro no exterior e não quer voltar dizendo que não tem oportunidades no Brasil, eu, que não usei um centavo do governo brasileiro, estou voltando e o CNPq me nega bolsa de pós-doc. Estou nacionalizando cerca de 100 mil euros que a França desembolsou comigo e minha família, entre bolsas, ajudas sociais, viagens à conferências, recursos usados no laboratório, etc. Supostamente eu deveria estar apto a formar pessoas e a fazer pesquisa.

Claro que o governo brasileiro não tem obrigação de me dar nada. Mandei um projeto de pós-doc que fiz com um professor da Federal. e avaliado por um comitê de especialistas. Recebi a notícia sem problemas. Mas depois de refletir sobre o que está descrito no parágrafo acima, fiquei chateado. Não vou estender a ladainha. Paro por aqui, pois ainda devo terminar meus slides pra  minha defesa na próxima quinta-feira.  Este é o primeiro toco que levo do Brasil, sem ainda nem ter chegado de volta, de vários que estão por vir. Apesar disso ainda me considero bastante sortudo em diversos aspectos. Ou será que eu fiquei mais sortudo depois que saí? Descubrirei isso em algumas semanas.

Um comentário:

Débs disse...

leio seu blog e ele é bastante interessante, fico feliz de saber que tem brasileiros que conseguem trabalhar , estudar descentemente aqui na frança.