segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Attestation d'accueil

Um estudante que esta vindo para Grenoble esta com duvidas sobre a attestation d'accueil, um documento necessario para apresentar quando o viajante que vem à França ficarà hospedado na casa de alguém. Aproveito a informaçao de utilidade publica, e escrevo este post baseado em recortes do email que enviei para ele:

Brasileiros (assim como varias outras nacionalidades que provavelmente nao estarao lendo este post escrito em português) precisamos comprovar que tem onde ficar ao viajar para a Europa. Seja com reservas de hotel (e dinheiro suficiente para pagar) ou mostrando que vai ficar na casa de alguém. Sim! MOSTRANDO. Para comprovar, é preciso apresentar um documento chamado Attestation d'Accueil emitido pela prefeitura de onde mora o seu anfitriao. Em 2009 fiz esse negocio duas vezes para visitas que recebemos. Se nao me engano, sao de 2 a 3 dias pra ficar pronto na prefeitura. Nota para os grenobloises: em Grenoble é no Hôtel de Ville, colado com o Parc Paul Mistral e nao na Préfecture (de l'Isère) que fica em Verdun). A emissao custa 30 euros, e o anfitriao devera comprovar enderenço, renda, etc. Os seguintes dados do viajante sao necessàrios:
  • Nome completo
  • Data da viagem e duraçao da permanência
  • Numero do passaporte e data de validade
  • Data e local de nascimento. 
*Importantissimo*: Você precisa apresentar o original entrando na Europa. Dependendo da viagem, atraso no envio, correios em greve, etc, o melhor a fazer é enviar uma copia scanneada (abaixo um exemplo, com os  dados apagados, por questao de privacidade). Pela data de emissao  recente e uma boa historia convincente, talvez o funcionario da imigraçao aceite. Um casal de amigos que nos visitou  fez isso em Portugal e colou, apesar deles terem levado uma bronca por terem mostrado uma copia do documento e que "aquilo nao valia de nada" segundo o simpatico e amavel funcionario no aeroporto. Também é possivel que cidadao com o carimbo na mao va com sua cara e nao peça nenhuma comprovaçao. Na duvida, melhor levar o papel.


Se for entrar pela Espanha, é mais complicado, como mostra o historico. Sugiro levar vacina contra gripe espanhola, certificado de reservista, fator RH, imposto de renda, carteira de trabalho, comprovante de salario dos ultimos 10 anos, e comprovante de renda antecipado dos proximos 30 anos para provar que você nao precisa imigrar pra Espanha para roubar emprego dos 20% de desempregados. Na duvida, melhor  levar também teste de HIV, pois como tem muitas brasileiras e brasileiros que vao se prostituir en España, é melhor mostrar pra eles que nao estao trazendo doenças.

PS: Nao sou vinculado a nenhum orgao publico. As dicas daqui valem hoje, mas talvez nao amanha. Leiam o lembrete na barra ao lado.

Um comentário:

Gabriel Duarte disse...

Sensacional Kiev, legal você ter postado o meu relato :)
Espero que ajude mais alguém!
Abraços