quarta-feira, 23 de março de 2011

De visita e assaltado

Estou em Porto de Galinhas, Pernambuco (meu estado natal!), como visitante para participar de um congresso que vai de 21 a 25 de março. Vou levar de lembrança na minha memoria um assalto à mao armada, que descrevo aqui.

A fome
Na noite da terça houve uma sessao de exibiçao de posters, seguida de uma apresentaçao de ritmos pernambucanos e logo apos algumas bebidas e salgadinhos. Nao deu pra encher a barriga. Eu e mais um pequeno bando de esfomeados decidiu ir ao centro de Porto de Galinhas para comer algo. Fomos pela praia, caminhando.

A abordagem
Por volta das 21hrs, depois de algo entre 5 e 10 minutos de caminhada, dois caras encapuzados com as camisas amarradas na cabeça passam correndo ao nosso lado mostrando uma arma e gritando para entregarmos o nosso dinheiro. Dois dos nossos colegas, um brasileiro e um francês, que estavam um pouco mais à frente nao perceberam e continuaram caminhando. O revolver era aparentemente velho, mas eu nao quis arriscar nem perguntar a ele se o revolver funcionava. Obedeci às ordens de ir ao chao, e como um babaca com as maos para cima fiquei de joelhos na areia.

O passo a passo
Anunciei cada passo como orienta a polìcia."Estou tirando a carteira aqui do bolso de tras", "estou tirando o relogio". O suiço que estava conosco perdeu 150 reais, e um iPhone. Os dois colombianos que "fechavam" o grupo tiveram cada um cerca de 100 reais roubados, e um deles entregou o relogio. Eles foram espertos (ou loucos) o suficiente de guardar os seus celulares. O ladrao ainda chegou a apalpar o bolso de um deles, mas era o bolso vazio. Ainda bem.
Minha carteira tinha cartao de crédito, cartao de senhas do Internet Banking, carteira de motorista do Brasil, carteira de estudante da França e miseros 3 reais, e um bocado de papel inutil que nao sei porque guardo na carteira.

A delegacia
Voltamos para o hotel do congresso, e combinamos de ir na delegacia. Corri para a pousada onde eu estava, liguei para cancelar o cartao de crédito e o cartao de senhas do Internet banking. Em seguida fomos à delegacia fazer o boletim de ocorrência (BO).

Chegando la, um policial nos atendeu muito bem, mas nao me convenceu de que era policial. Ele nos culpou pelo assalto, dizendo que deveriamos evitar aquele local trecho.
Perguntei se sao feitas rondas ostensivas da Policia Militar na praia para inibir assaltos. Ele se isentou da culpa e disse que nao tem nada a ver com isso pois é da Policia Civil. Também falou que nao podem ir atras dos ladroes pois é tarefa da PM. Nos falou para ligar para a PM, mas nao de la da delegacia. Que fossemos ligar de outro local.

Acusou imigrantes baianos e mineiros de terem aumentado a criminalidade. Disse que eles viem trabalhar nas empresas que giram em torno do porto de SUAPE, que esta em plena expansao. O pessoal complementa a renda roubando à noite, e no outro dia vao trabalhar.

Eu sabia que ir à delegacia nao nos faria reaver o dinheiro ou os pertences, mas eu estava preocupado em acontecer algum tipo de fraude com meu CPF que esta na CNH roubada. Imagino que o BO pode me livrar de problemas caso isso venha a acontecer.

Otima impressao as vitimas estrangeiras levarao do Brasil.

E o detalhe desta noite: nao jantei e fui dormir com fome.

Um sinal?
Podemos fantasiar fatos da vida e interpreta-los como "sinais". Seria este um sinal avisando para desistir de voltar para o Brasil e ficar na França? Ou seria um alerta dizendo "fica esperto que é isso que ta te esperando"?

Acho que foi apenas uma casualidade. Ja pensou? Ficar saindo de bobeira assim. Nao pode. Quando eu vier morar aqui de vez com a familia, vou tomar precauçoes:
-Arrumar emprego estilho home office, assim evito sair de casa e ser assaltado no transito.
-Contratar professora particular para nao ter que levar minha filha na escola, e correr o risco de ser assaltado.
-Pagar TV por assinatura que tem pay per view, entao nao preciso ir ao cinema nem na locadora. Assim evito de ser assaltado.
-Gradear o apartamento, pra evitar de ladroes entrarem pelas janelas
-Usar a Internet pra efetuar pagamentos de boletos, comprar coisas e pedir para entregarem em casa, até mesmo compras de supermercado. Nao quero correr o risco de sair e ser assaltado.
-Utilizar o Skype para me reunir com a familia ou para "tomar uma " virtualmente com os amigos. Afinal, em casa o risco é bem menor.

Posso até tentar sair de casa algumas vezes, mas antes disso preciso me preparar: vou juntar dinheiro e comprar um carro blindado, pois so assim conseguirei me sentir seguro no trânsito. E se eu sair à noite, vou avançar sinais vermelhos com cuidado, como a policia aconselha.

Engraçado como a policia ajuda ensinando a cometer infraçoes com cautela. Também ensinam a como ser vitima de assalto. Aprendi direitinho e nao aconteceu nada comigo quando fui assaltado. A policia ja nao precisa combater o crime, eles apenas nos orientam a lidar com ele. E se acontece algo, ele tentam nos conformar de que é assim mesmo e que somos todos impotentes em relaçao à isso. Hoje em dia eles tem tempo de fazer outras coisas mais uteis para seus interesses pessoais. Mas acho que eles cansaram de "policiar", afinal, policial também é cidadao e pode se indignar e cruzar os braços. Indignaçao com a falta de perspectiva dos menos favorecidos, que como alternativa para ganhar a vida vao roubar. Deixa os pobres coitados ganhar a vida, né? Afinal, nao conseguiram fazer nada por eles. Mas pensando bem, se for verdade o negocio dos trabalhadores que trabalham de dia e roubam de noite, o negocio nao tem jeito. O problema é safadeza mesmo.

Mas, o negocio é entrar na onda e se conformar. Estou ansioso para voltar e nao vejo a hora de morar na minha prisao domiciliar. Espero que ninguém me assalte por là.

3 comentários:

Unknown disse...

indignado

Raquel disse...

Putz Kiev. Dá vergonha diante dos colegas que estavam com vc. Me solidarizo com vc, cara. Minha cidade tambem esta de mal a pior. :(

Unknown disse...

Aconteceu comigo agora em janeiro. Terra de ninguém. Não recomendo. Vagabundos. Assaltaram a mim e meu namorado, tb na praia. Não reagimos. Se deram ao luxo de despejar minha bolsa na praia e escolher o que levar. Gente que rouba até fone de ouvido... Depois se engracaram pro meu lado, aí mesmo eles estando com faça, estoque, meu namorado partiu para cima deles. Foi Deus que fez eles correrem. Quando eu quiser ver águas azuis novamente vou pra Flórida. Nojo!