domingo, 2 de janeiro de 2011

Tió de Nadal

Nao tenho costume de postar neste blog detalhes de todas as nossas viagens. Nao ouso postar roteiros pois tem muitos blogs e sites com foco em turismo que deixam tudo mastigadinho. Normalmente falo de algo que achei interessante. Portanto, aqui vai um post sobre um assunto interessante relacionado à nossa ùltima viagem.

Depois de tantos Natais distantes, pudemos passar um Natal em familia. Fomos à casa de minha prima em Barcelona, e meus tios também estavam là de férias. Conhecemos o filho dela, que com quatro anos de idade jà domina muito bem três idiomas: catalao, espanhol e português, e ainda arranha o inglês.

Dentro desse contexto familiar, ficamos à par de um costume catalao um tanto curioso para os estrangeiros: o Tió de Nadal, algo como tronco de Natal em catalao. No domingo de Natal fomos almoçar na casa da familia do esposo de minha prima e ele nos mostrou um tronco com uma carinha pintada. As crianças levam comida pra o "tió" se alimentar bem para que no dia de Natal possa cagar muitos presentes. Cagar. O temo xulo mesmo. Essa é a palavra que usam na musiquinha que começa "caga tió, tió de Nadal, ...". As crianças cantam e dao paulada no "tió" e depois levantam o manto por tras do tronco pra ver o que ele "cagou". A màgica é que os pais disfarçadamente escondem presentes embaixo do manto a cada sessao de pauladas.

Ah, e outro detalhe "cagao" é que no presépio catalao é comum adicionar a figura de um bonequinho "cagando". Algumas imagens de diferentes "caganers" aqui.

Nenhum comentário: