domingo, 2 de novembro de 2008

Mudança de categoria de titre de séjour

O ano letivo por aqui começa em setembro/outubro, e geralmente nessa época é o momento dos estudantes originàrios de paìses fora da Comunidade Européia renovarem o titre de séjour, documento que permite aos estrangeiros permanecerem na França.

Eu e minha esposa mudamos nossa categoria de titre de séjour, respectivamente:
- de étudiant para scientifique
- de visiteur para étudiant

A minha mudança é mais uma questão burocràtica, devido ao tipo de bolsa de estudos que tenho. Não sei qual a categoria do titre de séjour dos brasileiros com bolsas CAPES e CNPq, mas meus colegas de equipe estrangeiros possuem outro tipo de financiamento e o titre de séjour de estudante.

A informação importante que gostaria de documentar aqui é a mudança de titre de séjour visiteur para étudiant. Talvez esclareçam isso nos sites da embaixada, mas o que encontramos é que aqueles que vierem sem visto de estudante (ex: fazer algum curso que dure atè três meses) não precisam de titre de séjour, e se precisarem estudar mais tempo precisam dar entrada naquele visto, que implica em fazer junto à embaixada do seu paìs de origem, e conseauentement voltar, gastar mais tempo e dinheiro, pra depois obter o titre de séjour na França. Não vi nada dando informação em relação ao cônjuge, a ùnica coisa que informaram era que ela poderia estudar como visitante.

Com a categoria visiteur minha esposa conseguiu ser aceita em uma universidade francesa (pedem apenas que a pessoa esteja "legalizada", exatamente como nos informaram). Entretanto quem tem titre de séjour étudiantdireito a trabalhar até 964 horas anuais. No caso dela não seria possìvel trabalhar com o titre de séjour étudiant, mesmo estando inscrita na universidade. Ao renovar o titre de séjour este ano, ela pediu a mudança para étudiant. Como comprovante de recursos financeiros apresentou minha papelada da bolsa de estudos, e tudo deu certo, dentro da lei.

Resumindo o post, duas informações ùteis para quem vem à estudar na França e traz seu cônjuge com visto "visiteur":
  1. É possìvel se inscrever numa universidade (no caso dela, jà possuìa curso superior no Brasil e fez equivalência de disciplinas para ser aceita aqui) mesmo como visiteur
  2. É possìvel fazer o "upgrade" de visiteur para étudiant, que dà direito à trabalhar até 964 horas anuais.
A primeira dica demos pessoalmente para um casal que conhecemos aqui, e poucas semanas depois a esposa do estudante conseguiu ser aceita no Master de uma universidade que tinha um curso equivalente ao dela.

Espero que estas informações possam servir para mais gente.

* ATUALIZAçAO IMPORTANTE (07/05/2011)*
Aproveitando um comentario que fiz aqui hoje, agrego a seguinte informaçao ao post:
Cônjuge de Scientifique tem direito a jornada de trabalho INTEGRAL. Portanto, por falta de informaçao foi burrice mudar o titre de séjour de minha esposa para étudiant. Ela teria mais direito (a trabalho) como cônjuge de scientifique.

Liçao aprendida: Nunca 'ache que'. Pergunte antes de achar qualquer coisa :)

8 comentários:

Fernanda & Renato disse...

Olá, tudo bem?
Eu e meu marido estamos indo morar na França. Ele é bolsista da CAPES e fará intercâmbio de quatro meses em uma universidade de Lyon. Bom, pretendo ir com ele na condição de visiteur, mas já me matriculei em um curso de francês. Como foi o procedimento de obtenção de visto da sua mulher? O consulado, aqui no Brasil, fez muitas exigências? Obrigada! Abs, Fernanda

kiev gama disse...

Solicitamos o visto no Brasil juntos.
Enviamos tudo no mesmo envelope para a embaixada. Os meus documentos serviram para ela também.
A exigência extra que tinha no site da embaixada dizia que ela precisaria escrever uma "Declaration sur l'honneur" dizendo que não iria trabalhar, jà que o visto visiteur não permitiria.
Não lembro exatamente quanto tempo levou, mas acho foi menos de um mês para receber os vistos.
Chegando na França vocês devem solicitar o titre de séjour com praticamente os mesmos documentos usados para o visto.

Control Ponto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliana disse...

Ola, tudo bem? Pretendo sair do Brasil com o visto visiteur para ficar uns meses procurando algumas escolas e cursos, voce saberia me dizer se esse visto pode ser trocado a qualquer momento por um visto etudiant ou tenho que esperar vencer? Obrigada.

kiev gama disse...

Ola Eliana,

Pelo que sei, você teria que voltar para o Brasil para pedir o visto de estudante no consulado. Isso é o que diz o proprio consulado. Entretanto citei o caso de minha esposa, que conseguiu mudar aqui. Nao sei se vale a pena arriscar. Ouvi falar que algumas prefeituras sao mais rigidas (a de Paris por exemplo) que outras com documentacao de estrangeiros.

Mar Adentro disse...

Olá,
Estou prestes a realizar o sonho de morar na França por um período, no entanto tenho encontrado dificuldade nas informações.
Quero saber se há dificuldades de conseguir o visto visiteur. Sou funcionária pública aqui no Brasil e tenho vínculos com meu país além de meios para me sustentar. Quais são as maiores dificuldades de obter esse visto? A moradia pode ser hotel, albergue ou tem que ser um local específico? Desde já, obrigada.
Daniele

kiev gama disse...

Olá,

minha esposa tinha visto visiteur pois era acompanhante de alguém com visto étudiant. Não sei se existe emissão de visto visiteur sem ser dependente de outro tipo de visto (no caso de acompanhantes). Se a sua estadia for inferior a 3 meses, não precisa de visto. Se for superior a isso você deverá provar por quê vai ficar mais de 3 meses (ex: matricular-se num curso de francês).

krica disse...

Olá, o visto de visiteur pode sim ser tirado por qualquer pessoa que não seja dependente de outra, desde que comprove meios de manutenção pessoal ou tenha um responsável financeiro e não trabalhe durante o período do visto. Espero ter ajudado.