quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Violência em Grenoble

Enquanto estavamos de férias no Brasil, a policia de Grenoble matou um suspeito de estar envolvido com o assalto de um cassino de uma cidade aqui ao lado. Reportagem em português para quem quiser detalhes. Perseguiram o elemento até o bairro dele, Villeneuve, que fica a 2km daqui de casa. A policia foi recebida a tiros, e terminou matando um dos coitadinhos dos suspeitos. Revoltados, os vizinhos queimaram carros na vizinhança (forma favorita de protesto suburbano na França) e atacaram um bondinho, que serve à populaçao tao bem. Pobre motorista do bonde. Deve ter "torado pino", como se diz na minha terra.

O suspeito que foi assassinado chamava-se Karim Boudoda. Certamente de origem magrebina.
Video narrado em espanhol aqui. Um outro em inglês aqui.
Abaixo imagens do estacionamento da estaçao de trem, que eu achava uma area tranquila.



O incidente deu o maior rolo. Sarkozy veio bater aqui, dar pronunciamento dizer que tudo ia melhorar, reforçar segurança, etc.
Assim como todos os moradores de Grenoble, recebemos até cartinha da prefeitura explicando o ocorrido e dizendo que tudo ia melhorar. Se no Brasil forem mandar cartas para tentar explicar assassinatos os Correios precisarao de um departamento especial para isso...

Mais bronca
Os suburbanos galerosos e simpatizantes provavelmente estao (mais) revoltados com a policia. Interessante que suburbano tem raiva de policia em todo canto. EUA, Brasil, França, etc.

Pois semana passada, policiais ciclistas que faziam ronda foram APEDREJADOS por cerca de 30 jovens. Reportagem em francês aqui.

O bairro onde ocorreu o incidente fica a pouco mais de 2km daqui, perto do bairro do assassinato. A etnia predominante nessa vizinhança é de origem magrebina.

Vejam que existe uma tendência natural à xenofobia na França. Estrangeiros (geralmente os de origem mais pobre) que vem pra ca vivem arrumando bronca, seja roubando, matando, vandalizando, e fazendo muita coisa que nao presta. Muita gente, inclusive de origem magrebina, vem pra ca trabalhar, estudar, tentar vida digna. Mas, uma minoria queima o filme do resto. As vezes sao os proprios filhos dos que vieram tentar vida digna.

Em outro post falei do problema de deportaçoes seletivas dos ciganos, que também dao suas alteraçoes e praticam seus delitos. Em outro falei do receio francês em relaçao à propagaçao da cultura arabe na França. Dizer que existe razao para os franceses serem xenofobicos e perseguirem gente de determinadas etnias é complicado, mas acho que da pra entender que hà motivos para toda essa marcaçao com alguns grupos raciais devido à problemas reincidentes.

Viva a delinquência, no Brasil e no mundo. Ser mau é legal e ser bonzinho é coisa de babaca.
Enquanto isso, carros vao sendo queimados e a bomba relogio francesa continua tic tac tic tac.

Nenhum comentário: