domingo, 5 de setembro de 2010

Estudar em Grenoble sem falar francês

Nao saber falar francês nao é desculpa para tentar estudar na França, ou em outros paises onde o inglês nao é lingua oficial. Algumas universidades oferecem cursos ministrados em inglês. Isso é pratica comum em paises como Finlândia e Dinamarca, por exemplo. Na França ja ha algumas universidades fazendo o mesmo. Aqui em Grenoble, a Ensimag (école d'ingénieurs informatique mathématiques appliquées de Grenoble), onde dou aulas como monitor, oferece o Master of Science in Informatics at Grenoble, um mestrado em computaçao onde todas as aulas sao ministradas em inglês. No inicio deste ano ministrei algumas aulas de Banco de Dados, pra "apagar incêndio" e adiantar algumas horas de serviço. Vi que eram poucos alunos mas de lugares bem variados: Italia, Siria, Rep. Tcheca, Mexico, Eslovaquia, França (sim, franceses fazendo universidade "in english" em seu proprio pais. Verrry differrrrent). Grupos pequenos podem ter melhor aproveitamento tendo melhor assistencia dos professores. Acredito que esse seria um ponto forte desse mestrado, em que o efetivo de alunos por disciplina raramente chega a 10.

Why not Grenoble?
Um amigo que trabalhou comigo no Brasil estava tentando mestrado em outro pais, e sugeri a França pra ele. O mestrado acima, pra ser mais especifico. O fato de nao falar francês nao era desculpa. Citei as vantagens, como:
  • mensalidade gratis (apenas taxa anual em torno de 200 ou 300 euros)
  • qualidade da Ensimag, tida como uma das melhores escolas de engenheiro de computaçao da França
  • inserçao em outro pais que serviria de "trampolim" para o mercado de trabalho europeu
  • possibilidade de continuar em doutorado com financiamento local
Entretanto, vir sem bolsa significa ter que arcar com as proprias despesas, que ficam em torno de 500 Euros/mês para solteiros, segundo dados estatisticos. O valor pode variar dependendo da pessoa. Estudantes tem permissao de trabalhar o equivalente a meio expediente, mas cumulativo (ex: trabalhar apenas 4 meses do ano mas em tempo integral). O inglês nao foi desculpa, e ele e a namorada conseguiram ser selecionados depois de enviarem toda a papelada ha alguns meses. Em alguns dias desembarcam por aqui, e além de torcer tentaremos ajuda-los no que for possivel.
Bon courage! Ou melhor, Good Luck!

Um comentário:

Willian disse...

Boa tarde. Conhece algum curso de francês que o valor para estrangeiros, no caso brasileiros, são mais acessíveis ?