quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Liberdade, Igualdade e Fraternidade seletivas

Nos ultimos dias està o maior "bafafà" aqui na França sobre a expulsao de ciganos, por ordem do governo. E fato que essa galera consiste em pobreza ambulante e malandragem, que muitas vezes traz criminalidade por onde passam. Na Italia ha cerca de um ano houve latrocinios atribuidos à ciganos, em na França alega-se que eles praticam roubos e furtos com frequência. Ai, com uma certa razao, tentam deportar esse pessoal.

Mas, em sua maioria eles sao bulgaros e romenos, que entraram para a Uniao Europeia em 2007. Isso da livre circulaçao para cidadaos dos paises membros. Os ciganos daquelas origens teoricamente poderiam permanecer por, se nao me engano, três meses e se nao encontrarem trabalho deveriam retornar ao pais de origem.

Mas tem surgido varias perguntas: E por que explicitamente as ordens do governo foram para ciganos? E os outros imigrantes ilegais de outras origens nao deveriam também entrar na brincadeira?

Houve comparaçao com as perseguiçoes aos judeus durante a segunda guerra. Xenofobia parece coisa comum na Europa. Observem o desenho abaixo, de uma propaganda polìtica de um partido conservador suiço. O desenho fala por si, e nao precisa de maiores explicaçoes.

Independente se ha razoes ou nao, o governo francês ja mostra ha tempos uma marcaçao com arabes e agora està declarada a perseguiçao à ciganos. Criando antipatia e inimigos de varios lados, a França esta aos poucos montando sua bomba relogio que daqui a algum tempo vai começar a explodir. E se nao explodirem nada, com certeza vao queimar mais carros nos suburbios franceses.

Um comentário:

Eliane disse...

Olá Kiev, desculpe usar este espaço mas foi o único jeito que encontrei. Gostaria de entrar em contato com você por e-mail, se possível. Meu nome é Eliane Elias de Rezende, sou de Brasília e estou em Grenoble há 15 dias. Meu marido é pesquisador e Professor do Departamento de Matemática da UnB e está em Grenoble a convite. E eu gostaria de pedir-lhe algumas dicas sobre a cidade. Quanto ao assunto dos ciganos é tema bastante interessante. Meu e-mail é elianeer@yahoo.com.br
Muito obrigada.