segunda-feira, 19 de abril de 2010

Idioma oficioso da França?

Ha alguns dias paramos para lanchar no Quick, um fast food belga (agora dos franceses) tipo McDonald's, e me espantei com a embalagem do Ketchup que era "Produzido na Uniao Européia" segundo a embalagem. Estava escrito em francês e àrabe! Geralmente as embalagens de produtos tem textos em trocentas lìnguas, mas todas de paìses da uniao européia.


Grandes minorias
Outro dia falei aqui da quantidade de argelinos que tem na França. Eu disse 3 milhoes, e ainda tem outros grupos representativos a se somar, como marroquinos, tunisianos, e provavelmente outros menos representativos de origem àrabe também. Se contarmos apenas com os 3 milhoes, jà é 5% da populaçao (a França tem +/- 60 milhoes de pessoas).
Nos Estados Unidos, tem tanto imigrante hispanico que o espanhol é a segunda lìngua "oficiosa" em vàrios estados. Com 34 milhoes de falantes, numa populacao de 281 milhoes, dà mais de 12%.


Serà que o àrabe està se tornando a segunda lìngua oficiosa da França?
Fui conferir informaçoes do Quick, e vi no link do wikipedia que existem lojas na Argélia, Marrocos e Emirados Arabes. Acho que a explicaçao da embalagem em àrabe està aì.
Duvido que o governo francês permita isso. Jà inventaram uma lei "genérica" em 2003 para proibir o uso de qualquer adorno de cunho religioso (crucifixos, estrelas de David, etc), alegando que a França é um estado laico, quando na realidade todos sabiam que queriam proibir o véu das meninas muçulmanas.

Existe uma certa preocupaçao do estado em relaçao à propagaçao da cultura muçulmana aqui, principalmente a fundamentalista que é radical ao ponto de deixar mulher trancada em casa pra cuidar dos filhos. Sao os fundamentalistas que geralmente estao metidos com terrorismo, entao faz sentido a preocupaçao.

Infelizmente, imigrantes de origem africana sao em sua maioria muçulmanos e também sao a populaçao predominante dos suburbios "sensìveis". Aqueles bairros onde sempre aparece carro queimado na TV quando tem levante na França. Essa turma foi a mesma que ficou agitando a bandeira da Argélia, fazendo baderna e jogando garrafa no nosso réveillon na Champs Elysées em 2008. A parte decente desses imigrantes paga o pato por causa da minoria baderneira. Tento me policiar para ser menos preconceituoso, mas existe de fato este preconceito aqui dos franceses com os argelinos, e até muçulmanos em geral. Ja ouviu falar que brasileiro no exterior tem fama de puta, travesti ou ladrao? Pois é. Eles sao a minoria mas sao os que aparecem nos jornais, geralmente nas pàginas policiais. Fora isso, nossa "esperança" sao os jogadores de futebol pra "limparem" a imagem brasileira estampando as pàginas esportivas.

Um comentário:

~luky disse...

achei bem sensato