domingo, 16 de outubro de 2011

Onde morar em Grenoble



Crio este post depois de ter respondido ao terceiro ou quarto email em que estudantes/pesquisadores me perguntaram "onde é melhor morar em Grenoble?"

Isso depende de alguns fatores, pois 'melhor' é altamente relativo. Uma regra geral é: Se quiser tranquilidade (ou monotonia) fique perto do campus, caso contrário busque morada mais próxima do centro de Grenoble. Se decidir ir para longe do campus, pense no transporte. Ônibus param de circular por volta das 20:30 enquanto os tramways vão até depois de meia-noite. Portanto, escolher apartamento perto das paradas de tramway é sempre uma boa. Um mapa da rede de tramway está anexado ao post, para referência. Há um outro post em que falo de moradia em Grenoble, de uma maneira mais geral.

Abaixo, uma lista não exaustiva das vizinhanças que acho interessante. 

Em Grenoble
  • Hypercentre: Gambetta, Cours Berriat, Alsace Lorraine, Felix Poulat, Felix Vialet, Gares, Jean Jaurès (uma parte dela passa no "hypercentre"). Pode-se tomar o tramway B, que vai ao campus.
  • Imediaçoes da Blvd. Foch (onde passa o tramway C, vai direto ao campus), inclusive as cidades de Seysssins e Seysinet-Pariset
  • Centro perto do Parc Paul Mistral (Norte da Av. Jean Perrot, Albert 1er de Belgique, Blvd. Clemenceau)


Sugiro evitar os bairros abaixo (os aluguéis parecerao sempre "tentadores" pelo preço abaixo da média): 
Villeneuve
Village Olympique
Arlequin
Teisseire
Abbaye

Estas são áreas de problemas sociais e delinquência, chamadas quartiers sensibles. Nada próximo de favelas, inclusive se voce passar por la pode até nao acreditar por serem areas tao bonitinhas, mas é melhor evitar.


Cidades Vizinhas
O campus na verdade é situado na divisa de Gières/St. Martin d'hères. Abaixo, as cidades (do tamanho de grandes bairros de metrópoles brasileiras) circundando o campus:

  • Meylan: bem caro, mas muita gente do campus mora por la. Facil para ir de bicicleta, mas precisa de 1 onibus e 1 tram se for usar transporte publico.
  • St. Martin d'hères: algumas partes, de preferencia perto do campos. O tramway D passa por lá, mas se ficar muito ao Sul o acesso ao campus é mais difícil.
  • Gières: Idem a St. Martin d'Hères, de preferência que seja perto do campus não muito longe do tramway B
O detalhe desta cidades acima é que ouvi falar (logo, carece de fontes) que imposto de moradia é mais caro em Meylan e St. Martin d'Hères.

Você que já mora aqui e você que já morou ou já esteve aqui talvez não concorde com minhas preferências acima, mas elas servem de base para você que virá e não tem o menor referencial ;)

Um comentário:

Fábio disse...

Kiev, usei bastante as informacoes aqui contidas para nossa busca por um apartamento. Eu e minha esposa ficamos 10 dias num quarto encontrado no AirBnB enquanto pesquisavamos uma morada definitiva.

Por fim encontramos nosso T2 na Rue Saint Laurent, bem pertinho do hipercentro, na margem norte do Rio Isère. Pagaremos mensalmente 600euros de aluguel + 40euros de charges. O quarto é um pouco pequeno, mas a cozinha e a sala sao bem grandes.

Bem, passando aqui somente pra registrar que teu blog tem sido bem util mesmo.

Abracos,
Fabio