terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jeitinho francês

Em algum post neste blog já falei que várias pessoas já quebraram meu galho por aqui. Nada que fuja da legalidade, mas uma "mãozinha" que agiliza na hora que precisei. É normal muito francês não quebrar galho e dizer o velho désolé ("só lamento" numa boa versão brasileira humorada), mas eu dei sorte algumas vezes. Algumas quebradas de galho poderiam dar bronca pra quem fez, pois dependendo da interpretação do regulamento poderia-se considerar como fora da legalidade, mesmo que temporariamente. Posso contar pessoalmente a quem quiser, pois não quero deixar provas aqui, mesmo que o blog seja em português. Sei lá se alguém vai dedurar  :) 

A última quebrada de galho foi a acelerada na liberação do meu comprovante de defesa de doutorado. Eu tenho até agora o título verbal e testemunhas. Nenhum papel diz que eu sou doutor. Nesta época do ano (setembro e outubro), devido ao alto número de defesas de doutorado, o processo leva de duas a três semanas após a entrega da tese na biblioteca. Eu entreguei a minha segunda-feira passada. O colégio doutoral poderia me emitir uma cópia do documento esta semana, mas o original seria liberado só depois da validação na biblioteca. Mandei emails às diferentes pessoas, explicando a situação de que eu estaria voltando para meu país e que o documento seria necessário, esperar envio pelo correio ia complicar se parari parará etc e tal. O documento está pronto e liberado hoje, uma semana e um dia após eu ter dado entrada no processo. O problema é que se todo mundo pedir com urgência, sem realmente ser urgente, o termo banaliza e nenhum funcionário vai querer mais quebrar o galho de quem precisa.

Nenhum comentário: