sábado, 5 de setembro de 2009

Procurar moradia em Grenoble

Este post é pra registrar o que vàrias pessoas jà me perguntaram. Gente que vem, jà veio ou pensa em vir pra Grenoble, e também aqueles gostariam de saber o preço de aluguel por aqui apenas por curiosidade. Aos googleiros: algumas das informações e links servem para outras cidades da França.

A melhor época

O ano letivo começa em Setembro/Outubro e termina em Junho. A época boa pra procurar apartamento é em julho (estudantes estão indo embora) ou agosto (as aulas ainda não começaram e boa parte dos estudantes ainda não chegou).

Decifrando letras e nùmeros

Isso serve pra toda França. Ao procurar apartamento as pessoas se deparam com T1, T2, T3, F1, F2, F3 e ficam "viajando" sem saber o que é. T é
type e F é forme. Se existe uma diferença entre o T e o F, não està clara. Todo mundo diz que é a mesma coisa. O nùmero do lado é quantas peças tem no imòvel (contando com a sala). Um T1 ou F1 é um studio (não tem quarto). Um T2/F2 é um apartamento de 1 quarto e assim segue. Para castelos e mansões deve complicar utilizando esse padrão pois existem vàrias salas ;)
Outra sigla que tem é TCC (
Toutes charges comprises)

Boas opções para os solteiros

Residência universitària
Existem vàrias residências universitàrias em Grenoble, a maior parte dentro do Campus mesmo. Elas são administrada pelo CROUS (pronuncia-se crus, com aquele R escarrrrrrrado). O pessoal de intercâmbio que vem pra Grenoble geralmente fica num quarto de res. universitària. Existem umas melhores que outras. Melhor entrar em contato com quem morou nelas saber quais as mais legais. O valor não sei precisar, mas acho que em torno de 200 euros.

Se for um jovem casal, esqueça a opção acima.

Colloc
Um detalhe pra os solteiros: se sua bolsa tiver um valor que dê condições de pagar um aluguel de apartamento, o CROUS não te aceita. Um amigo meu là do laboratòrio teve seu pedido rejeitado. Então ele escolheu morar em colocação (dividindo apê com outros), que é uma boa opção. Pode-se morar muito bem, pagando menos que morando sò. Existem vàrios anùncios de colloc. A associação EVE, que fica no campus, organiza um "speed dating" onde pessoas se conhecem na hora e se organizam pra dividir apartamento. E, por falar em EVE, vale a pena associar-se. São 5 euros por ano, que dão desconto de 1 euro na cerveja grande. Com 6 cervejas você jà tà no lucro! Sim, existe um bar dentro do campus. Se não me engano, além desse desconto também tem direito a entrada gratuita nos shows que tem là. Mas, não tenho certeza, eu sò vou là pra tomar cerveja :)

Para os casados (e solteiros que queiram o seu pròprio apê)

Voltando para o meu mundo de um jovem casal (jà nem sei se sou tão jovem assim), ano passado nossa busca foi por esses dois sites, tendo contato direto com os proprietàrios dos imòveis:
http://www.paruvendu.fr
http://www.kijiji.fr

*Esse ano agregamos mais dois à nossa busca (atenção aos anùncios que aparecem em mais de um site):
http://www.leboncoin.fr
http://www.vivastreet.fr

Tem sites de imobiliàrias também, mas eles cobram uma taxa que fica pròximo de um mês de aluguel:
http://www.fnaim.fr
http://www.prefecture-immobilier.com/ (um brasileiro que conheci alugou por essa imobiliària e me passou esse link)

Os links acima são legais para ter uma idéia de preço.

Outra opção
Ir pessoalmente em agências que vendem uma lista com endereços e fones dos clientes que estão colocando apartamento pra alugar. Eu fiz isso logo que cheguei, e paguei 150 euros na lista. Achei a maior roubada, mas eu tava desesperado pra alugar, não conhecia ninguém aqui e estava morando num albergue (brasileiros classe média se espantam com essa palavra, mas um dia eu posto sobre esta maravilhosa e geralmente barata alternativa a hotéis).

Mais uma opção em Grenoble
Ir ao Espace Logement Étudiant que todos os anos fica montado no Pôle Jeunesse (6 boulevard Agutte Sembat), do meio de agosto ao meio de setembro. Là você encontra pessoas para te orientar e um mural com vàrios anùncios. Eu fui là muitas vezes na época que cheguei (2007). Muitos dos que liguei perguntavam se eu tinha garant (o fiador), que eu não tinha. Muitas opções foram descartadas. Fui na CAF pedir um tal de Locapass que funciona como substituto do fiador, mas pra isso você precisa justificar salàrio/bolsa, e na época eu também não tinha. Depois de três dias de frustração, o desesperado aqui comprou a listinha mencionada anteriormente.

Contrato de aluguel
Chamam aqui de contrat de bail ou contrat de location. Importantìssimo pra sua vida aqui.
O primeiro apartamento nosso foi contrato de duração de 1 ano. O atual é de três anos. Na hora de ir embora, precisa avisar com antecedência de 1 mês para aparamentos mobiliados ou 3 meses para apartamentos vazios.
Outra informação importante: ao assinar o contrato, precisa dar o déposito garantia de 1 mês. Ou seja, no primeiro mês de aluguel você paga dobrado.
Em caso de dùvidas contratuais, tem uma associação dos inquilinos (não estou certo mas acho que o nome é association des locataires) aqui em Grenoble que fica na Maison des Associations na esquina da Boulevard Gambetta com a Rue Hoche.


Eu pensava que o post ia ser breve apenas com links. Mas não teve jeito...

*Editado em 07/10/09

15 comentários:

EXPERTECH ANÍBAL disse...

Olá Kiev,
Estou indo para Recife quinta feira e gostaria de falar com o Kalid, mas perdi minha agenda de telefones. Você poderia me mandar o telefone dele ou pedir que ele me ligue?
Atenciosamente,
Aníbal

Marcos Petrúcio disse...

Valeu pelas dicas, Kiev.

Abraços
Marcos Petrúcio

Adeusquilinhos disse...

Olá Kiev!
Eu moro na Austria, em Salzburg e sempre olho o Blog alheio quando tenho um tempinho pra fikar de bob na net. AMO seu Blog, viu? Cheio de humor e informacao. Nota 100! Parabens e continue escrevendo. Abraco daqui dos Alpes!

kiev gama disse...

@Marcos, espero vê-lo por aqui em breve ;)

@Mama Sarah, obrigado pelos comentàrios e pelas visitas. Volte sempre :)

Saudações,
Kiev

Fernandes disse...

Suas dicas são muito legais. Estou indo em janeiro com minha esposa - ficamos um mës para estudar. Vocë conhece alguma casa de família ou hostal.
abs

kiev gama disse...

Olà Fernandes,

Fico contente em saber que as dicas estão sendo ùteis :)
Infelizmente nao conheço nenhuma opção de casa de familia.
O hostel que conheço é o Auberge de Jeunesse de Echirolles, que custa 18 euros a diària por pessoa. Mas os quartos de homens e mulheres são separados, logo não parece ser uma opção boa pra vcs como casal.

O CROUS de Grenoble também aluga quartos individuais em residências universitàrias por curto perìodo. Se sua esposa vier estudar pode alugar um também, caso não é se arriscar a dividir o quarto sem ninguém saber ;)
Um amigo meu do México fez isso durante quase 1 ano e nunca descobriram.

Tem também esse site aqui pra procurar colocação: http://www.recherche-colocation.com/grenoble.html

Busca também no google por algo tipo "hébergement temporaire"

Boa sorte !

Charles Benigno disse...

Olá, adorei o blog, e veio ao encontro do que precisava. Moro em Belém(PA). Estou me preparando para o doutorado na Universidade Pierre Mendes. Sou divorciado, portanto, se passar, irei morar sozinho em Grenoble durante 1 ano pelo menos. Gostaria de uma informação sobre preços de imóveis. Não preciso ter o valor exato, mas um valor aproximado. Vc poderia me ajudar?
1)Quanto custa o aluguel de um
kitnet para 1 pessoa?
2)Como é o processo de obter autorização para dirigir?
Pretendo também comprar uma moto para me locomover. Como é o índice de furtos nesta cidade?
Por enquanto é só, e agradeço de antemão a ajuda.

kiev gama disse...

Oi Charles,

Fico contente que gostou do blog e que as informacoes estao sendo uteis.

Respondendo às perguntas:

1) Em média, entre 450 e 600 euros. Depende de localizaçao, tamanho, estado de conservaçao, etc.

2)
a) Dirigir: Ta bem explicadinho em http://grenobleando.blogspot.com/2009/04/echange-de-permis-de-conduire.html

b) Moto: Pode-se encontrar um scooter novo por 1000 euros. Para motos "decentes" busque no google por grenoble moto occasion que te levara a sites de vendas de motos usadas.

c) Furtos:
Bicicleta se roubam demais. Quanto à motos nao sei informar com precisao. Dada a cautela de muita gente colocando grossas correntes com cadeado nos pneus das motos, imagino que hà um grau consideravel de furto.

PS: Procure bons equipamentos para frio, pois andar de moto a menos de zero grau celsius deve ser incomodo...

Charles Benigno disse...

Bom, pensei bem e achei melhor dividir um apê com outros estudantes. Não só pelo custo, mas pela fase de adaptação, pela companhia. Não acho boa idéia morar só sem conhecer bem as coisas. E até mesmo porque não precisarei comprar móveis e eletrodomésticos.
Pensei em comprar um moto porque seria uma facilidade para locomover e viajar, pois tudo é perto na Europa e eu tenho parentes em Portugal e uma grande amiga em BRA, na Itália, que fica perto de Grenoble.
Obrigado pelas dicas. Podemos conversar também pelo e-mail ou MSN? O meu é charlesbenigno@hotmail.com
Abraços, e se tudo der certo nos encontramos por aí no final de 2010.

Unknown disse...

ola meu nome é sofia tenho a nececidade de ir viver para o norte de frança , bem juntinho ao luxamburgo, podem me ajudar nesta questão. Tenho uma menina de 12 anos e esta aqui em portugal no 7º ano com toda a certeza que vai transitar para o 8º ano, com a mudança de pais em que ano tem que iniciar,. agradecia a vossa ajuda. abraços

kiev gama disse...

Oi Sofia,

Lamento, mas infelizmente nao sei te informar muito bem sobre isso.
A unica informacao que tenho é que a filha de um brasileiro que conheço aue chegou aqui no inicio do ano letivo escolar (setembro) conseguiu se matricular apòs efetuar um teste. Nao sei se o teste é obrigatorio para todas as escolas.
Talvez contactando diretamente escolas da cidade/regiao para onde você irà seja possìvel obter informaçoes.

Boa sorte,
Kiev

Juliana disse...

Oi Kiev, tudo bom? Eu me chamo Juliana e to indo p Grenoble dia 28 de julho p fazer meu master em direito na Pierre Mèndes France. To na maior duvida em relação ao logement. Eu fui admitida no programa Grenoble Brasil que te dá um curso de francês grátis (por isso to indo agora antes das aulas) e eles reservam um logement p vc. Eu escolhi ficar na Residência Louir Weil (na av. Doyen Louis Wiel – Europole – em frente a estação do tram – acho que é isso) . A residência é longe da minha faculdade mas escolhi lá porque queria algo mais confortável do que a residência do CROUs, com internet no quarto p mim e tudo. Tb porque, sei lá, me sinto meio velh perto do pessoal que ta indo pelo programa tb e fiquei com “preguiça” de encarar a residência. Só que sei lá.. como te disse, to confusa.. não sei se fiz ma escolha, sabe? Tb não sei se o preço p esse studio que aluguarei na Louis Weil ( o nome da residência é Studea Louis Weil da LAMY) é justo. Vou pagar por um T1 18 m2, com kitnet e tudo mobiliado – tcc menos telefone, 358 euros – mas isso já contando com a ajuda da CAF (ALS). O que vc acha? Me dá uma luz!! Obrigada e abraços. Ju

Flavinha disse...

Olá Kiev!

Em setembro estarei indo passar 1 ano em Grenoble junto c meu esposo, que faz doutorado, e tb c nosso filho, q vai estar c 10 meses em setembro.
Me parece q vamos receber uma bolsa de 1.300 euros. Gostaria de saber se c esse valor dá p passar o mês tranquilo em Grenoble. Gostaria de saber tb quanto custa em média a moradia com 1 e com 2 quartos e como funciona o serviço de saúde lá, já q vamos com criança e ninguém sabe o q pode acontecer... Ficaria muito grata se me respondesse. Meu e-mail é anaflavia.lms@gmail.com

Grata!

Jeferson disse...

Olá Kiev, ótimo post. Sei que já faz tempo que vc escreveu mas estou indo p/ grenoble por um mês em setembro. É possível alugar só um mês? você teria algum ap para me indicar? obrigado.
jeferson.schmidt10@gmail.com

Rock n Roll Suicide disse...

Olá Kiev,

Sei que já voltou ao Brasil há algum tempo, mas gostaria de saber uma coisa: como você alugou um imóvel quando chegou, sem salário e sem bolsa?

Abraço