quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Gafes da defesa

Continuando sobre a defesa, cometi algumas gafes naquele dia:

  1. A defesa foi feita em francês, com slides em inglês e as perguntas previstas para serem em inglês para que dois membros da banca pudessem compreender. Até este ponto nada de gafe. Na primeira pergunta, interrompi o jurado depois de algum tempo dizendo: "poderia refazer a pergunta em inglês para que fulano e beltrano possam entender". Caiu a ficha para todos, e o resto das perguntas seguiu em inglês.
  2. Na hora de responder perguntas, chamei todos os jurados pelo primeiro nome. Um sacrilégio na lingua francesa referir-se à banca sem ser pelo vous e pelo monsieur utilizando sempre o sobrenome da pessoa. Como respondi em inglês, soaria estranho, eu acho. Além disso eu conhecia ja praticamente todos os membros da banca.
  3. Depois do titulo concedido verbalmente, tive que ser lembrado pelos amigos para dar o discurso de agradecimento. Esqueci de agradecer à banca...
  4. Na hora do pot de thèse, o coquetelzinho que tem depois, nao servi aos jurados. Abri um espumante e fui enchendo varios copinhos. Depois de alguns minutos quando todo mundo tava comendo e bebendo, chegou um membro da banca que eu ja conhecia e cochicha em tom de brincadeira: "tu sabia que o recém doutor deveria servir a bebida aos membros da banca?". Eu me desculpei e me defendi: "ninguém me disse nada" :)
Essas foram as que eu lembrei, ou que me chamaram a atençao. Provavelmente houve outras, pois quando comoetemos uma gafe geralmente nao nos damos conta...

Nenhum comentário: