sábado, 21 de março de 2009

Mais Greve Geral


Nesta quinta 19/03 houve outra greve geral na França. A CGT (Confédération générale du travail) falou em 3 milhões de pessoas que foram às ruas (as somas dos nùmeros da polìcia falam em apenas 1,2 milhão). Bastante gente considerando a população de 60 milhões de pessoas, ou seja, 5% do povo foi às ruas protestar.

Um fato interessante é o que um colega me contou sobre aderência à greve. Na empresa de TI onde ele faz pesquisa, o pessoal envia email dizendo que vai aderir à greve e por quanto tempo. O pessoal que cuida da folha de pagamento contabiliza o desconto no salàrio do cara. Fez greve, não recebe. O detalhe é que falou que tem gente que faz greve por 5 minutos, outros por metade do dia, etc. Os que fazem de 5 minutos são para solidarizar com os outros. Descontam uma merreca daquele funcionàrio mas ele fez nùmero. Ao contabilizar quantos aderiram à greve os chefes saberão que X empregados estão insatisfeitos. Jà os caras que fazem greve por meio dia, por exemplo, podem sair e participar das manifestações externas, e numerar nas contagens nacionais dos que foram às ruas. Nessa empresa ele falou que vai um ônibus, leva o pessoal pra manifestação e depois de algumas horas volta.

Parece bobagem, mas os nùmeros de repente servem para pressionar os governantes (empresàrios inclusos, pq eles influenciam bastante, seja na França, EUA ou Brasil e terminam governando por tabela). Assim como os governos "maquiam" nùmeros de balanços, os sindicatos arrumam seu jeito de jogar do mesmo jeito. O problema é se esse jogo ficar manjado e as greves ficarem banalizadas.

*Tradução livre da charge:
"A partir de agora, quando hà uma greve ninguém a percebe..."
"Desculpe-me!" "Perdão!"

Um comentário:

Líviany Moura disse...

A gente n percebe mesmo... Até o fato de chegar na faculdade e um monte de cadeiras amontoadas impedirem a passagem ta ficando normal... Tô quase acostumandooooooo - Ehehehe

Um bju grande pra tu meu amor!!!