sábado, 31 de janeiro de 2009

Greve Geral

Eu jà havia falado de Greve aqui nesse blog, e de là pra cà houve um bocado de manifestações (manif, utilizando o estilo abreviado), greves, paralisações, etc. A sociedade daqui é batalhadora, bota a boca no trombone, reclama, exige direitos. A història nos mostra que a França é um paìs literalmente de guerreiros. Mas parece que o povo està perdendo a batalha contra o "sistema".


Nesta quinta, dia 29, houve uma Greve geral em todo o paìs. Membros de vàrios setores (ensino, pesquisa, saùde, indùstria, transportes, etc) foram às ruas protestar contra diversos assuntos, entre eles:
  • perda do poder de compra (inflação sem aumento de salàrio equivalente) que vem acontecendo ao longo dos anos
  • demissões na indùstria devido à atual crise econômica mundial
  • reformas do governo: trabalho nos domingos, corte de cargos em hospitais, mudanças no setor de pesquisa, etc
Perguntei à algumas pessoas se no momento de passagem do Franco para o Euro os preços se mantiveram equivalentes. A resposta foi não. Aconteceu igual ao Brasil na passagem pra o Real, quando comerciantes arredondaram valores para cima. Um Real era tabelado em CR$ 2750,00. O que custava 1000, passou pra 1 Real, quando era pra ter ficado no màximo 40 centavos. Comerciantes "honestos" provavelmente remarcaram pra 50 centavos.

Li numa revista nesta semana que aumentou a quantidade de franceses vivendo abaixo da linha de pobreza. A linha corresponde à 817 euros para uma pessoa, e 1300 para um casal. O salàrio mìnimo daqui é uns 1300 para jornada semanal 35 horas/semana, e perto dos 1500 para 39 horas/semana. O valor pode ser surpreendente para nòs brasileiros, mas o custo de vida aqui é bem mais caro.

O contraditòrio da luta contra o trabalho aos domingos é que tem gente precisando trabalhar...

Bom, é complicado pra mim julgar ou avaliar a situação deles. Minha mente terceiro-mundista e conformista não conhece o padrão de vida que a França tinha antes de entrar pra União Européia, que me falaram que era bem melhor que hoje em dia. Até no Brasil também era melhor là pelos anos 5O e 60, pelo que meus pais me contavam.

Sinais de crise num paìs rico, talvez seja uma fase, talvez o inìcio (ou seria continuação) da decadência. Nòs brasileiros conhecemos bem esses problemas dos preços subirem e os salàrios não acompanharem, demissões, reformas injustas feitas pelo governo. Nòs vivemos nessa merda de situação hà tempos na terra brasilis. Portanto, bem vindos à merda, amigos franceses. Espero que o governo de vocês escutem vossos gritos, por que o nosso se finge de surdo.

* Tradução livre da charge:
- Se vocês fizerem greve não terão mais poder de compra
- Resta-me o poder de minha mão na tua fuça

Nenhum comentário: