domingo, 4 de janeiro de 2009

Formação de Monitores

Antes de sair de férias participei de um evento que acontece todo ano paras os monitores "novatos". Cerca de 150 monitores das 5 universidades de Grenoble (eu pensava que eram 4...) e da Universidade de Savoie ficam 3 dias em uma estação de férias no meio das montanhas, mas na verdade nada de férias. Estàvamos em treinamento. Tivemos apenas uma tarde livre pra esquiar, quando eu sofri no skating, um tipo de ski de fond. Parece fàcil, mas eu e outros dois monitores sò fazìamos cair. Nunca suei tanto abaixo de zero!

Assistimos à diversas palestras e participamos de oficinas. Vàrios temas foram abordados: a maneira como se apresentar em sala de aula; o papel do professor nas universidades; o papel das universidades; como avaliar o desempenho de estudantes; etc. Acho um tanto questionàvel um mega treinamento desses depois de os monitores estarem em ação hà três meses. Entretanto, algumas dùvidas ou perguntas não existiriam caso este treinamento fosse antes de entrarmos em sala de aula.

Na França existe um òrgão chamado CIES (Centre d'Initiation à l'Enseignement Supérieur) que é responsàvel pela formação dos monitores através de treinamentos como esse. A idéia é que durante o três anos do doutorado os monitores tenham a oportunidade de participar do ensino, trabalhando com uma carga horària de 64 horas anuais. Desta forma experimentam tanto a pesquisa quanto a docência, e podem decidir se querem tornar-se docente-pesquisador (enseignant-chercheur) ou apenas um pesquisador.

O trabalho dos monitores concentra-se geralmente em conduzir trabalhos dirigidos (TD) e trabalhos pràticos (TP). Os TDs permitem aplicar o conhecimento dos cursos teòricos praticando exercìcios. Os TPs são as 'aulas de laboratòrio', que em cursos da àrea de informàtica geralmente requerem o uso do computador. Hà casos em que monitores também ministram aulas teòricas. Na minha monitoria, até agora, ministrei apenas um curso teòrico e o resto foi TD. Jà no segundo semestre (a partir de fevereiro) terei mais horas de curso teòrico do que de TD.

O caminho natural do monitor é tornar-se maître de conférences (equivalente a professor assistente). A bolsa do monitor acumulada com a bolsa do ministério jà é o equivalente ao salàrio de um maître de conferences de nìvel inicial. Se um doutor ex-monitor torna-se um maître de conf, automaticamente ele pula esse nìvel e vai pra o seguinte.

Esse estàgio foi uma experiência bastante enriquecedora, e ainda hà outras formações pela frente. As pròximas formações são à la carte, e escolhi até agora duas que trabalham o "como falar em pùblico". Apesar de eu ter feito isso vàrias vezes ainda acho que preciso melhorar bastante. Ao longo dos três anos de monitoria por vir, tentarei relatar ocasionalmente o que estou aprendendo sobre o funcionamento do ensino superior francês, desta vez podendo acrescentar o ponto de vista do docente.

Um comentário:

Líviany Moura disse...

Oi meu amor, so queria dizer que me sinto cada ver mais orgulhosa de te ter ao meu lado!

Te amo muitoooooo!!!

Coisas boas sempre!

=***