segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"Greve" dos estudantes



Estamos na segunda semana de uma "Greve" dos estudantes, que bloquearam as universidades de Grenoble desde o dia 14/11. Até onde conheço, greve refere-se à interrupção do trabalho assalariado para reivindicar alguma coisa...
Essa manifestação particular dos estudantes está mais para bloqueio.
A medida drástica ocorreu devido à uma nova lei que foi votada e, até onde entendi, dará mais autonomia às universidades (que são na França em absoluta maioria, públicas) para captar dinheiro da iniciativa privada.
A universidade onde estudo já recebe muita grana de empresas privadas, visto que é da área de tecnologia e o retorno da "ajuda" é rápido.
Os estudantes pivôs do bloqueio das universidades são alunos de cursos que serão mais prejudicados, como letras, filosofia, história, artes, e outros mais que não são economicamente interessantes.
Pouquíssimos prédios conseguiram furar o bloqueio e ter aulas. Depois de 4 dias sem aula Estamos sendo informados de última hora do local de cada aula, sempre em um prédio que não está bloqueado. Tive aula de francês no prédio de Biologia, e algumas disciplinas específicas no prédio do INPG, cujo mestrado e doutorado são em conjunto com a UJF.
Quarta-feira terá assembléia geral dos estudantes para votar se continua ou não o bloqueio.
Enquanto isso ainda tá rolando greve da SNCF, semana passada teve um dia de greve dos funcionários da universidade, que fechou os restaurantes universitários e a biblioteca, teve até greve na Air France no mês passado.
Vixe!!!
Acho que estas greves têm resultado pra se fazer tantas, caso contrário, acho que ninguém faria.
Pois é, vou lá verificar meu email pra saber onde será a aula clandestina de hoje...

Nenhum comentário: