quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Hockey no Gelo

Ontem fomos assitir à semifinal da Copa da França de Hockey no Gelo. O time de Grenoble, o Brûleur de Loups, é dos bons: jà levou outras vezes essa copa, o campeonato francês e não sei o que mais. Assusta ver os caras literalmente protegidos até os dentes. Os gladiadores, digo, jogadores, cada um armado com um tacape, que chamam de taco, ficam dentro da arena, se espancando e correndo atràs da pastilha.


Não sabia das regras desta batalha e fui inferindo algumas na hora, que por sinal devo até inferido algumas errado: Se o goleiro prendesse a pastilha no chão com a luva, resultava em disputa de posse de "bola" (imagem abaixo). Os outros jogadores podem ajeitar e até interceptar a pastilha com os patins, quando ela passava "voando" tinha cara que esticava a mão pra pegar. Deve poder né? Não tem linha lateral, e o cara ainda pode usar a parede pra vazer uma "tabelinha" e driblar adversàrio. Não tem escanteio, os jogadores dão a volta por tràs do gol. Um caos! Vale dar porrada, puxar e dar trombada (o vìdeo abaixo que Lila gravou mostra uma trombada leve), bater e empurrar o taco do adversàrio. Pra se ter idéia, teve até um taco quebrado durante a partida!


Deu a entender que pode tudo, contanto que esteja com o taco na mão. Em um dado momento um jogador soltou o taco, pulou no outro, segurou o capacete do adversàrio e bateu a cabeça da vìtima duas vezes contra o gelo. O juiz puniu o rapaz com dois minutos fora do jogo. Acho que foi porque ele fez isso sem o taco, pois em outras cenas tão violentas quanto essa os jogadores estavam com taco e nada acontecia. Parece ser difìcil fazer gol. São 3 tempos de 20, o Rouen fez um gol no primeiro, e outro no segundo. Estava 2 a 0 no terceiro tempo e achei que o Grenoble ia perder. Em menos de 10 minutos os caras fizeram 3 e viraram o jogo. Impressionante, e violento. Não houve sangue, mas teve lances fortes com direito a porrada no rosto e mãozinha no nariz pra ver se o sangue desceu.

O difìcil que achei era acompanhar a pastilhinha, e sò dava pra saber que era gol quando os jogadores pulavam de alegria... E a torcida altamente empolgada, cantava musiquinhas "Allez Grenoble!" pelo menos nuns quatro ritmos diferentes.

Quem fala que Brasil x Argentina no futebol é jogo violento, precisa ver um jogo de Hockey no Gelo. Se tiver Brasil x Argentina nessa modalidade, acho que o jogo é acompanhado de paramédicos...

O pròximo esporte de gladiadores que queremos ver aqui é o Rugby.



Um comentário:

Líviany Moura disse...

Obrigada pelo convite maridinho!!!

Te amo!!!