sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A maior avenida em linha reta

Levanto uma polêmica para todos os pernambucanos, sobre a legitimidade da Av. Caxangà como a maior avenida em linha reta da América Latina, com 6,2 km de extensao.


Talvez este seja um assunto muito delicado visto que a Caxangà é um dos célebres sìmbolos da megalomania pernambucana seguindo o padrao maior XXX do(a) [Nordeste|Brasil|América Latina|mundo].


No México, existe uma avenida chamada Insurgentes, que nao é totalmente retilinea, mas ha um trecho de quase 10 km em linha reta, num total de quase 29km de extensao, sendo considerada a maior do mundo. E agora? A Av. Caxangà foi reduzida à mera maior avenida em linha reta da América do Sul? Nem isso, pois os fatos sao piores ainda. Se verificarmos no wikipedia, até no Brasil jà tem coisa maior:
A mais extensa via urbana em linha reta do Brasil, a Avenida Teotônio Segurado (ou Eixão) encontra-se em Palmas no Tocantins e possui 14,86 quilômetros de extensão total, sendo 12,54 quilômetros em linha reta

E agora, Pernambuco? O governo precisa fazer algo a respeito disso: ou providenciar uma extensao, ou entao avisar a todo povo pernambucano que esse tìtulo nao existe ja faz tempo. Alguém se habilita a atualizar isso na pàgina da Av. Caxangà no wikipedia? Tenho medo de alterar e sofrer represalias.


Talvez haja uma soluçao para manter o tìtulo: podemos forçar a barradizendo que é a maior avenida completamente retilinea da América Latina.


Maiores avenida retilineas: megalomania originaria da França?

Em Grenoble tem o Cours Jean Jaurès (foto acima, que seria o motivo inicial desse post), que é a maior avenida em linha reta da Europa, com 8 km. Estou na cidade certa!! Aqui é perfeito para recifenses.

Vejam fotos e informaçoes da Jean Jaurès/Cours de la Libération aqui e aqui.

Tem uma historia (talvez lenda urbana grenobloise, nao sei) que diz que forçaram a avenida a ser divida em pedaços com nomes diferentes de modo que a Champs Elysée de Paris continuasse sendo a maior da França. Nao pesquisei a fundo, mas nao acho que esta ultima seja a maior.

Essa megalomania talvez seja algo vindo da França, pois segundo a entrada no wikipedia tem dedo de engenheiro francês na Av. Caxangà. Ta explicado entao.

13 comentários:

Unknown disse...

Kiev,
Blog legal q achei...bem teu estilo de humor...http://www.cracatoa.com.br/
Abraço em todos, principalmente na gordinhazinha!

rsd_junior disse...

o México é ámerica central amigo kkkkkkk vc esqueceu disso !!!

kiev gama disse...

Caro rsd_junior,

Obrigado pela visita.

O México fica na América do Norte. Inclusive tem até acidente geografico mostrando o elo: a Peninsula da California, que da nome ao famoso estado americano, se estende dos EUA até o México (Baja California, ou Baixa California em português). Aproveitando o ensejo, você sabia que a Groênlandia também é considerada como América do Norte?

Pelo fato do México ser parte da América Latina (aspecto geocultural que agrupa paises falantes das linguas latinas da América: português, espanhol e francês), muita gente termina confundindo, como deve ter sido seu caso.

Um abraço

Gustavo Alves disse...

Alteração feita no Wikipedia. Vamos ver se fica.

milico oliveira disse...

Gostei do artigo. É bom que todos os pernambucanos vejam isso e se liguem para quebrar um pouco essa megalomania deles. Abç.

shakanuno disse...

Nunca ouvir falar dessa megalomania do pernambucano. A não ser aqui. Mas vamos lá, atualmente a Av. Caxangá é a segunda maior avenida com percurso em linha reta do Brasil, com 6,2km, tendo sido superada e muito, por uma av. no Tocantins que tem mais de 9km em linha reta e quase o dobro disso no seu total. Entretanto a Caxangá continua sendo a maior avenida TOTALMENTE reta ou seja, que tem seu início e final dentro desses 6,2km de extensão. Extensão essa totalmente útil para a mobilidade da cidade, já que a referida avenida é uma das principais vias da capital pernambucana logo, ela não é grande só para ser grande. O dono desse blog sendo aparentemente de Recife, deveria conhecer a importância dessa avenida para não ficar criticando pela simples doentia necessidade de falar mal.

kiev gama disse...

shakanuno, no texto acima eu falo desta avenida do Tocantins.
Talvez você não conheça Pernambuco ou pernambucanos, pois a megalomania é natural.
Vide o governador Eduardo Campos (conhecido megalomaníaco pernambucano) querendo se candidatar a presidente :)
O dono deste blog não tem necessidade doentia de falar mal. (Eu, por exemplo não vou te julgar dizendo que você tem necessidade doentia de criticar, pois elogiou outro post)
Isso é capacidade de autocrítica: sou pernambucano ;)
E um dos meus jargões com os colegas de trabalho é: vamos dominar o mundo, começando por Recife.

Unknown disse...

A caxanga caontinua sendo a maior avenida em linha reta da America Latina, pois as avenidas que você citou CONTEM um trexo em linha reta. Você poderia dizer que a avenida Insurgentes, no Mexico, possui o maior trecho em linha reta da America Latina, mas não é a maior. Se você não sabe, mas existe uma diferença entre possuir o maior trecho e sera maior avenida. Sendo assim, Caxanga ainda é a maior avenida em linha reta, pois ela do inicio ao fim é reta.

kiev gama disse...

Caro Wlisses,

Deixe de ser brabinho, lindão.
Leia bem o texto que eu digo assim (copiado e colado "as is", com bizarrices AZERTY e tudo mais):

"Talvez haja uma soluçao para manter o tìtulo: podemos forçar a barradizendo que é a maior avenida completamente retilinea da América Latina."

Portanto, "Se você não sabe" a gente precisa ler um texto do início ao fim, antes de criticá-lo.

Saudações pernambucanas.
Kiev

Brian Roque disse...

Parece saber um pouco sobre outros países, mas pouco sobre Recife. Ninguém aqui fala sobre isso. Nunca cheguei em um local pra conversar entre amigos pra alguém puxar esse assunto, vc fala como se fosse algo debatido como o futebol, política e outros assuntos do cotidiano. Abraços!

Blogchem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Camelo de Andrade Almeida disse...

Sim, o México tem uma avenida de mais de 20 km., com algumas curvas, possuindo um trecho reto de 10 km (não sei se no relevo também o é). Sim, Palmas, no Tocantins, também tem uma avenida de mais de 20 km, cheia de curvas, e que possui um trecho reto de pouco mais de 10 km. Nesse caso também não sei quanto ao seu relevo. No Recife, a Avenida Caxangá tem apenas 6,2 km. O que não ocorre com as outras duas é que seus extremos estão em uma mesma linha ótica. Seus extremos se veem. Ou seja: Ela é totalmente reta, tanto em lateralidade quanto em verticalidade. Nela não há nenhuma curva.

GAROTO disse...

O México faz parte da América Latina, paises que foram fundados por línguas latinas, EUA e Canadá foram fundados pelos povos de língua inglesa. Mas geograficamente falando, sim, o México está na América do Norte, não a central. Kkk