quarta-feira, 3 de novembro de 2010

15 assinaturas para 3 anos de doutorado

Dà-lhe burocracia!
Desde que comecei o doutorado assino um monte de papéis diferentes por ano para poder receber os eurinhos mensais e comprar a baguette e o camembert de cada dia. Explico as razoes da demasiada papelada.
Estamos na burocràtica França. Como dizem por aqui, pourquoi faire simple quand on peut faire compliqué? (algo como "por quê fazer o simples quando se pode complicar"). A universidade segue à risca esse ditado. Como o visto de permanência temporaria (titre de séjour) demora um pouquinho a sair, isso afeta tudo que é contrato que tenho que assinar. Normalmente se recebe da prefeitura um documento provisorio, chamado récépissé, e até o titre de séjour sair tudo fica provisòrio (pelo menos para o ano letivo em curso).
Apesar de eu ter uma bolsa de três anos, a renovaçao dela é anual, assim como o visto. Entao vamos à sequência:
  1. A escola doutoral de informatica (MSTII) me emite uma attestation d'accueil, que me dà direito à um titre de séjour scientifique
  2. Assino e levo o documento para o departamento administrativo da universidade (UJF)
  3. Encaminham para o presidente (reitor) da universidade
  4. O reitor assina
  5. Sou notificado que o documento esta assinado
  6. Busco a bendita attestation d'accueil
  7. Levo-a até a prefeitura, junto com a papelada de praxe para renovar o titre séjour
  8. Aguardo duas semanas para o récépissé chegar pelo correio
  9. Levo uma còpia do récépissé para a MSTII
  10. Emitem um Procès verbal (PV) d'installation com a validade do récépissé (cerca de 2 meses)
  11. Assino e levo para o administrativo da UJF

Pronto, esta parcialmente resolvido o problema. Como sou monitor, ainda tenho outro contrato em paralelo com o Ensimag/Grenoble INP. Ai vao os 3 passos:
  1. Levo copia do récépissé para o administrativo da Ensimag
  2. Emitem meu PV temporario
  3. Sou notificado que o documento esta pronto e vou assinar
Pronto. Bem mais simples. Isso garante o resto da merreca mensal. Com o "faz-me rir" garantido por 2 meses, o titre de séjour chega nesse meio tempo. Volto a fazer a grande jornada maçante:
  1. Levo uma còpia do titre de séjour para a MSTII
  2. Emitem o Procès verbal (PV) d'installation definitivo (para o resto do ano letivo)
  3. O diretor da MSTII assina
  4. Assino e levo para o administrativo da UJF
Em paralelo, repito os três passos com a Ensimag:
  1. Levo copia do titre de séjour para o administrativo da Ensimag
  2. Emitem meu PV definitivo para o ano letivo
  3. Sou notificado que o documento esta pronto e vou assinar
Resumindo, 5 documentos que tenho que assinar por ano com a UJF e Ensimag para poder receber os salarios. Serà que precisaria de tanto?

Nenhum comentário: