quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Escrever a tese

A hora de escrever a tese (ou dissertaçao, se preferir este termo) chegou. E de criar traumas e frustraçoes também. Tem um verbo em francês que ja começo a usar bastante para descrever meu estado: paniquer. Acho que nao precisa traduzir né?

Achava que todo o drama que eu tinha ouvido falar era lenda, mas agora começo a viver isso, e olha que nao faz nem uma semana que comecei.

A primeira frustraçao começa com o formato usado para a redaçao: MS-Word. Eu queria usar LaTex, mas duas razoes me levaram a usar Word:
  1. Orientador faz comentarios direto no arquivo Word, usando o controle de versoes de documento e o recurso de comentarios. Com LaTex ele nao faria e nao iria imprimir o documento para escrever os comentarios.
  2. Curva de aprendizado. Meu uso de LaTex ficou limitado à escrita de alguns artigos. Fazer um documento mais elaborado iria necessitar de mais aprendizado.
Escrevendo a dissertaçao 15 minutos por dia
Ja vinha lendo um livro para me conscientizar do que estava por vir, e para ajudar na motivaçao para escrever. A autora é uma psicologa clinica que ajuda 'escritores travados', e ja trabalhou com gente de Harvard e nao sei mais de onde. O titulo fala em escrever 15 minutos por dia, mas isso é apenas no inicio, para se habituar e tomar gosto pela escrita. O ideal é trabalhar diariamente horas a fio escrevendo a tese. O livro ainda trata de algumas problemas delicados, tais como incompreensao por parte de esposo(a) e filhos(as); dificuldades de relacionamento com orientador; interrupçoes externas (ex: vida pessoal) e internas (ex: mental).

Diferentes técnicas de escrita sao sugeridas no livro, mas eu estou travado pois ainda nao sei a sequência precisa dos topicos a escrever em minha tese. Ja escrevi umas 4 sequências diferentes. Ja ja mudo novamente.

Novos habitos
A outra frustraçao é o ritmo (nenhum) e a velocidade (em repouso) da escrita. Como o documento é longo, hesito em adotar uma abordagem e no meio do caminho dizer (ou ouvir) "ta uma merda, muda tudo". Pela "tradiçao" de minha equipe sao de 150 a 200 paginas, usando o espaçamento minimo entre linhas, semelhante ao formato dos textos que vemos em livros. Logo a hesitaçao leva novos habitos a se instalarem:
  • Abir o .doc da tese
  • Contemplar o cursor piscar por varios segundos com o fundo completamente branco.
  • Nenhuma idéia por onde começar.
  • Rabiscar papéis
  • Buscar na Internet varios tutoriais tipo "how to write a PhD thesis" ou "how to organize your PhD dissertation".
  • Procurar varias teses de computaçao e ver como é o formato delas, como abordam o estado da arte, como mostram as proposicoes, validacoes, etc.
  • Vir escrever neste blog
Falei essa semana com meu orientador sobre o roteiro, e ele começa a fazer perguntas sobre: o que eu quero dizer, qual a mensagem que quero passar, que aspecto do trabalho eu considero mais importante, etc, etc. Tudo isso influenciaria a organizaçao do capitulo de estado da arte. Nao sei se uma reuniao semanal vai ajudar o progresso.

Na configuraçao atual da minha rotina, demoro uns dois meses para escrever (bem) um artigo de 16 paginas. Escrever qualquer artigo porcaria com uma semana acho que da pra escrever, mas a qualidade seria baixa. Tudo bem que o conteudo de artigos é bem denso, e geralmente tenta-se dizer bastante coisa em poucas paginas. Entretanto, se eu transferir esta velocidade de escrita de paper para a redaçao da dissertaçao, devo levar mais de um ano para terminar. Meu prazo é até fim de maio, para poder defender em setembro, ou no maximo, meados de junho pra defender no inicio de outubro. Preciso acelerar o ritmo.

Bom, apenas comecei ha alguns dias e acredito (na verdade conto com isso) que o ritmo de escrita chegarà. Vou voltar a tentar escrever e quando o panico/desespero/angustia/agonia/qualquer_outro_sentimento_parecido chegar, fujo e vou dormir.

4 comentários:

Augusto disse...

Vá com calma que dará tudo certo.Boa sorte!

kiev gama disse...

Ola Augusto,

Realmente, manter a calma é fundamental senao o raciocinio nao flui.

Danke schön :)

Laura disse...

A gente se descabela, mas no final o filho nasce nem q seja na marra. Boa sorte!!!

Camila disse...

eu ainda estou escrevendo a qualificação e já estou assim, rsrsrs.
volto pro Brasil no finalzinho de fevereiro (com a quali pronta), passo pela banca e depois começa a fase da tese... santo Deus.
é por isso que não chamo médico e advogado de "Doutor". Dr é só quem tem doutorado, rsrsrsrs.
abraços e boa sorte aí.