quinta-feira, 4 de novembro de 2010

"Vergonha" de ser nordestino


Uma febre de xenofobia que se alastrou no Brasil logo apòs as eleiçoes (quem esta por fora do ocorrido, veja aqui). Eleitores de José Serra culpam os eleitores do Nordeste pela eleiçao de Dilma Rousseff.

Calculos infelizes
Segundo o site do TSE, os eleitores do Nordeste representam 27% do total do paìs. Acho que o problema foi desuniao da elite econômica, visto que os pobretoes miseraveis do Nordeste nao conseguiriam eleger Dilma sozinhos. Logo, nas outras regioes ha "traidores" que votaram em Dilma.

Vergonha
Neste momento, estou com muita vergonha de ser nordestino. Todas essas verdades doem muito. Tenho pensado no suicìdio, pois com um nordestino a menos o Brasil ficaria melhor. Ainda bem que estou na França e esse sentimento é atenuado, visto que aqui sou mais um estrangeiro oriundo de paìs pobre (pode-se também dizer "em vias de desenvolvimento") e ninguém liga pra o fato de qual regiao de meu paìs eu venho. Sou apenas brasileiro, se é que os xenòfobos me permitem ser. Eu posso provar. Tenho passaporte brasileiro e tudo.

Eu tenho vergonha de ser nordestino por sermos burros. Mas sempre tem gente dando força pra nòs. Acho bacana o que fazem no Rio e em SP dando emprego a nordestinos conseguem contar piada nos programas de TV. Em SP, onde tem mais gente inteligente, até deram emprego de deputado para um palhaço nordestino. Hà 8 anos elegeram Lula como presidente, que chegou em SP como retirante. Por consideraçao o mundo todo até chama ele de inteligente, e o cara ja ganhou até titulo de doutor honoris causa.

Somos burros e nao conseguimos fazer avioes no Nordeste. O maximo que saiu foi uma fabrica de jipes, que até participou do Paris-Dakar algumas vezes, chegando a ser vice-campeao em sua categoria. A Ford comprou a fabrica em 2006, pois nordestino nao tem direito a ter nem fazer coisa boa. E se for pra mexer com computador, qualquer burrao consegue, nao é verdade? Ainda bem, pois com isso Recife virou polo de informàtica com um bando de jumento programando. Teve até obra de caridade da Motorola pra montar centro mundial de testes em Recife. A maior rede de supermercados do Nordeste dava vergonha, pois era nordestina. Eles mesmo diziam que tinham vergonha de serem nordestinos. Agora dà orgulho, pois é dos gringos do Walmart.

A pobreza cultural é de dar vergonha. Apenas alguns poucos ritmos como caboclinho, forrò, baiao, côco, xaxado, axé, frevo, maracatu, ciranda, bumba-meu-boi, e recentemente apareceu um tal de manguebeat que Chico Science e Naçao Zumbi levaram para o Brasil. O artesanato daqui nao tem identidade pròpria, tipo as rendas do Cearà ou os bonecos de mestre Vitalino. Pra dar uma forcinha ao nordestinos, muita gente comprou livros de Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Gonçalves Dias, José de Alencar, José Lins do Rego, Ariano Suassuna e outros burroes nordestinos.

Nossa regiao nao dispoe de tantas terras férteis. Isso dificulta o agronegocio que traz tanto dinheiro para regioes como Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Mas ainda tem gente insistindo em plantar no sertao. E o povo ainda implica com o projeto de transposiçao de àguas do Sao Francisco.

Eu tenho vergonha de ser nordestino por falarmos feio. Eu queria falar bonito igual ao povo da novela. Tem atriz pernambucana que foi pra Globo e aprendeu a falar "gentxe" ao invés de gente. O danado é que o sotaque que o povo de là faz quando a novela se passa no Nordeste eu nunca vi em lugar nenhum. Acho que é do décimo estado nordestino.

Pedimos desculpa pela estética de nossas cabeças chatas incomodar tanto. Os europeus que vieram para o Nordeste se misturaram demais com ìndios e escravos africanos ao longo dos anos, aì deu nisso: um povo bem brasileiro. Ja a leva mais recente de imigrantes camponeses europeus que vieram ser explorados em lavouras de café ou que embarcaram com promessas de lindas terras na América, deu uma injeçao de beleza caucasiana na populaçao. Imagino que esse pessoal de sobrenome importado (tipo Prickenstein ou Piriguetti) nao acha que tem sangue nobre. A maior parte deles tem origem tao pobretona quanto nòs, os cabeças chata da Silva ou dos Santos.

Bom, vou terminando as vergonhas por aqui, pois ainda tem tantas outras coisas pra me envergonhar. A grande revolta dos que desejam o mal nordestino é o nosso progresso. Talvez os grandes investimentos feitos recentemente no Nordeste revolte os xenòfobos. Numa sociedade justa o dinheiro vai dos ricos para os pobres para equilibrar a balança. Até a Suiça tem regioes consideradas mais "pobres". Là a regiao italiana suga recursos gerados pelas Suiças alema e francesa. Na Bélgica a parte francesa (Wallonia) "mama" recursos de impostos vindo da regiao de Bruxelas e da parte neerlandesa (Flandres).

O problema é que se matarem muito nordestino, como foi pedido por alguns, o Brasil perde muita força de trabalho. Nordestinos viajaram pra Amazonia pra tirar leite de pau na época àurea da borracha, comeram bastante poeira construindo Brasìlia, fizeram e fazem parte da força laboral dos grandes pòlos industriais do Sudeste. Além dos nordestinos burros que trabalham no mercado de serviços das cidades mais ricas do paìs, tem também os mais burros, que trabalham de babà, faxineiro(a), pedreiro, encanador, eletricista, cozinheiro, etc. Espero que ninguém leve os pedidos a sério e comece com a matança. Mas se matarem alguém por engano, vao justificar: "eu pensei que fosse um nordestino"

11 comentários:

Unknown disse...

Cara,

parabéns pelo texto! =D

kiev gama disse...

Oi Ademar,

Legal que vc gostou :)

Pelo que vi no teu perfil acho que és amigo de Lucas, nao é?

Um abraço e obrigado pela visita!

Laura disse...

Puxa Kiev, adorei este teu post. Imagina se eu ja fiquei indignada com a onda xenofobica depois da eleição da Dilma, imagina tu na posição de um nordestino e que surpreendentemente para a elite paulista, não faz parte do estereotipo padrão de que eles tem dos nordestinos. Admito que desconhecia este odio todo, aqui na França, conhecendo mais paulistas e mais nordestinos, acabei escutando comentarios bem preconceituosos.
Agora, vamos combinar, aqui na zoropa não ha diferenciação de brasileiros por região, sobrenome importado ou classe social, somos todos latinos e de quebra ainda falamos espanhol. A burguesada vem para ca estudar, trabalhar ou a turismo e fica p... da vida com o tratamento dado a ela, aqui não ha diferença, nos sofremos preconceito igual por não sermos europeus ou por termos um sotaque estranho.

kiev gama disse...

Pois é, aqui fora todos brasileiros sao farinha do mesmo saco. Mas sera que os xenofobos brasileiros que sofrem preconceito quando vao ao exterior conseguem se tocar?
Sempre havera diferenças étnicas e culturais em paises tao grandes como o Brasil. Cada regiao tem um aspecto legal, e nenhuma de maneira alguma é igual. Acho que deveria-se aceitar as diferenças e pensar como naçao, pois essa diversidade é uma das coisas que faz muita gente admirar tanto o Brasil aqui fora.

Augusto disse...

Oi Kiev, tudo bem?
Adorei seu post, realmente é algo para se indignar, para nao dizer ficar muito triste e ter dó desse tipo de pensamento, porque de verdade, me dá pena de quem pensa assim. É inacreditável como algumas pessoas de alguns Estados do Sul e SP possam pensar desse modo. O Brasil é um país multi-cultural, com misturas de racas e é inadmissível alguem querer "separar" o país em racas, culturas, religião, etc.
Tenho e sempre tive muitos amigos de origem de outros Estados, do Brasil todo e sempre fui tratado e tratei como Brasileiros. É uma pena que uma falsa geração que se intitula "intelectual" ou "pensante", tenham esse tipo de opinião. É triste, é revoltante, uma pena. Bola para frente, porque afinal, somos a maioria que nao pensa dessa forma.
Abraco
Augusto, de Karlsruhe

Unknown disse...

Parábens pelo texto Kiev!
Este é um problema muito sério e antigo no Brasil. O resultado da eleição apenas serviu de gatilho para disparar a opinião ideológica racista de muitos...
É uma pena que, intimamente, esta seja a opinião de boa parte dos brasileiros, pois este é um dos principais entraves ao desenvolvimento de uma nação. É uma mania horrível dos brasileiros direcionar a "culpa" dos problemas aos outros, exemplo: A culpa da situação é sempre do "político corrupto", mas o "agrado" ao policial para livrar uma multa é muito bem-visto por todos... é triste como sempre pensamos como "nós" e esquecemos do "eu"...
Abração!
Ricardo.

Ana disse...

Oi Kiev!
Belo texto! Sou gaucha, casada com um paraense e amo a diversidade cultural do Brasil. Sinto muita pena da pequenez de alguns conterrâneos que "se acham" melhores do que o resto do Brasil, pois são apenas coitados ignorantes que nunca sairam de seu quintal para conhecer as riquezas da nossa terra e da nossa gente.
Abraço!

Unknown disse...

Estou sem palavras... Emocionante o texto. Eu estava procurando blogs de outras pessoas que também falam sobre a criação da dissertação ou da tese acadêmica, e acabo por achar esse texto maravilhoso, que me emocionou. Parabéns!
Abraços nordestinos e brasileiros!

kiev gama disse...

Ola,

Obrigado pelos comentarios
Fico surpreso que tantas pessoas tenham gostado e até hoje esteja rendendo comentarios :)
Foi apenas um desabafo indignado com o povo de minha maldita e amada naçao, que tem tamanho e potencial para ficar no topo do mundo. Se o povo quiser.

Abraços a todos!

cleidiana disse...

muito bom ameiiiii

shakanuno disse...

Esse seu texto sim foi ÓTIMO. Parabéns!