terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Procrastinação estruturada


Sabe o que é procrastinaçao? Leia no wikipedia antes. Trechinho extraìdo aqui:
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos

Nao é por acaso que minha esposa postou sobre isso ha um tempo. Ano passado descobri o que era esse nome feio e vi que sofro disso. Esse é um mal comum de outros varios estudantes de doutorado (e de milhoes de outras pessoas). O fato de ser um periodo longo (3 a 5 anos normalmente) e com objetivos geralmente vagos, dificulta o estudante a ter um foco. Além disso, muitas tarefas nada a ver aparecem no caminho. Sejam elas delegadas pelos desorientadores ou que você mesmo procurou. Tarefas que você faria em um dia, levam "barrigadas" de uma, duas, três semanas apenas por que nao quer fazê-las.

Geralmente procrastinar trata-se de deixar de fazer algo (pouco prazeroso, doloroso, etc) pra fazer outra coisa (provavelmente mais prazerosa e com recompensa mais rapida). Li bastante sobre esta maldita coisa, pra tentar domar a fera e tirar vantagem dela. Sim, é verdade. Pode-se tirar vantagem. Leitura em inglês aqui.

O PhD comics de vez em quando traz tirinhas sobre procrastinaçao. Se nao me engano, acho que foi là onde vi o termo pela primeira vez. Nos seminàrios da equipe falei de procrastinaçao, e introduzi uma nova palavra no vocabulàrio dos meus colegas de laboratorio, mas que se relacionava a um habito comum de todos nòs.

Este é um megapost no qual tentarei ser breve (certamente nao conseguirei).

Padroes "patologicos"

Você apresenta algum destes sintomas enquanto hà algo mais importante a ser feito (aqui chamado de "a tarefa")?

- Navegar excessivamente pela Internet seja em redes sociais, sites de noticias, chat, ou se perder no wikipedia com conhecimentos inùteis (eu adoro isso!!) enquanto a tarefa espera
- Checar email constantemente, inconscientemente fugindo da tarefa
- Ir fazer chà ou café pensando "vou beber alguma coisa pra depois começar a fazer aquela tarefa"
- Ir preparar o almoço/jantar mais cedo e pensar que depois de comer irà fazer a importante tarefa que te espera
- Inventar coisas pra fazer (limpar poeira do mouse, arrumar a mesa ou organizar a estante pra "limpar" o ambiente de trabalho, etc) antes de ir fazer a bendita tarefa.
- Fazer faxina na casa, pra depois executar a amarga tarefa que espera
- Ir lavar pratos "pra ficar logo livre" e ter tempo para a maldita tarefa
- Ficar olhando pra janela muito tempo enquanto tem a danada da tarefa esperando
- Criar e manter um blog como forma de procrastinar
- Criar e raramente escrever um blog técnico como mais uma forma de procrastinar
- Ter trabalhos de vàrios estudantes pra corrigir e procrastinar escrevendo um post sobre procrastinaçao

Além de alguns dos hàbitos acima, tenho vàrios dos padroes patologicos do procrastinador tais como o perfeccionismo. Ser perfeccionista te impede de fazer uma tarefa, pois você acha que o resultado nao vai ficar bom dado o tempo/complexidade, entao nao faz o que tem que ser feito. Mas tinha que ser feito, e no final nunca vai ficar perfeitinho como se queria.

Tenho um grande impasse profissional (felizmente nao é a monitoria nem a tese), o qual nao entrarei em detalhes (aquela historia de cada um com seus problemas). Isso me força a procrastinar bastante, ou seja, prorrogar a execuçao da bendita tarefa que nao me trarà nenhum ganho. Termino arrumando uma outra atividade para me trazer prazer imediato e uma fuga da tarefa que evito.

Procrastinando com sabedoria

O importante é tentar procrastinar fazendo coisas grandes ou que dêem resultado. Se eu ficar apenas boiando na Internet, chatteando, vendo sites sociais ou lendo notìcias, em geral nao ganho nada. Basicamente perco tempo.

Esse link aqui fala justamente de três tipos de procrastinaçao: 1) fazer nada; 2) fazer algo nao tao importante; 3) fazer algo mais importante. Tento geralmente fazer os itens 2 e 3.

Frutos da procrastinaçao

Fazendo uma recapitulaçao de 2009, eu procrastinei de forma estruturada, acredito. Espero conseguir o mesmo em 2010 e 2011, tentando ser mais focado em minha tese, que de uma forma também sofre com a procrastinaçao.

1) Publicaçao 1. Participei de um experimento doido, eu meio que caì de paraquedas. Ia passar batido no mundo da pesquisa se eu nao tivesse a iniciativa de escrever um artigo sobre isso. Li uma vez que se um experimento nao foi publicado, ele nao aconteceu. Slides aqui para quem quiser entender o que foi.
2) Publicaçao 2. Eu adoro linguagens de script. Escrevi milhares de linhas de còdigo JavaScript, VBScript e algumas centenas de PHP. Usei scripting pra auxiliar os testes no meu projeto de mestrado, e devo usar algo no doutorado. Meu orientador tem um projeto com o qual me escalei pra ficar "fuçando". Terminamos escrevendo um artigo que foi aceito e apresentei na Grécia. O chato é que isso é um "side project" que poderia ir bem mais longe.
3) Prêmio de 500 dolares. Participei de um concurso de blogs sobre uma determinada ferramenta da Sun e o plugin que criei ficou com o primeiro prêmio. Este dinheiro foi convertido em um carrinho de bebê :-)
4) Contribuiçao para o mundo open-source. Depois de dois meses, o pessoal da Sun Microsystems me contactou pra "convidar o plugin" e endossà-lo na pàgina de downloads da ferramenta deles. Trabalhei alguns dias (no lugar de fazer outra coisa) pra estabilizar o plugin e hoje o mantenho como parte de um projeto open-source de membros e ex-membros do meu lab.

Pode parecer autopromoçao, mas o que eu quero mostrar é que podemos ser procrastinadores com resultados benéficos para nòs mesmos. Imagina o ganho se eu ficasse apenas vagando por pàginas da Web? Ao contràrio, as minhas procrastinaçoes de 2009 foram enriquecedoras (nao que o Wikipedia nao seja). Tirei vantagem das procrastinadas , adquiri conhecimento, e os resultados constam no meu CV. Depois de fazer este ràpido balanço, ainda acho poucos os resultados de um ano de procrastinaçao. Eu poderia ter navegado menos e procrastinado com algo melhor.

A triste verdade por tràs disso é que eu nao trabalhei tanto em minha tese neste primeiro ano de doutorado, apesar de eu ter desenvolvido o prototipo inicial e publicado um artigo sobre isso numa conferência. Eu poderia ter navegado menos e trabalhado melhor em minha tese.

Procrastinem em algo com resultado

Provavelmente algumas pessoas que lerem isso se identificarao como procrastinadores e provavelmente nao sabiam que isso tinha nome. A mensagem que deixo é que busquem algo de enriquecedor nas suas procrastrinaçoes. Và ler um livro, và resolver pendências, ler um artigo, fazer backup do computador, pintar a casa. De preferência algo que traga um grande ganho. Diga nao à TV, e nao à navegaçao sem rumo na Internet. Navegar é preciso, mas sem excesso.

Queimando filme
Dizem que o Google serve de "arma" para possìveis empregadores pré-filtrarem candidatos. Acabo de me entregar e queimar meu filme assumindo-me como procrastinador :-)
Para um potencial futuro empregador que estiver lendo este post em 2011 ou 2012, me dê um projeto em que eu nao queira estar que eu prometo fazer coisas legais que nao tem nada a ver com ele ;-)

* Traduçao do texto da imagem: Nunca deixe para amanha o que você pode fazer h

Um comentário:

Nathalia disse...

Nossa, criei um blog pra falar só sobre procrastinação e no meio das minhas pesquisas achei o seu! Nos meus próximos posts eu vou abordar justamente o jorge cham, do phd comics, e o john perry.Não tenho achado material bacana em português e gosto muito da visão dos dois. Parabéns pela sua procrastinação produtiva! Abs