sábado, 23 de janeiro de 2010

Tapioca de Roquefort


Na falta de queijo coalho tem que usar a criatividade...

Dica para quem mora ou quer morar longe: Tente adaptar os seus hàbitos alimentares ao itens mais "normais" das prateleiras dos supermercados de onde você està. Tem gente que fica se lamentando dizendo "Estou cansado da comida daqui desse(a) [COLOQUE O DO LUGAR AQUI]. Ai que saudade de rapadura com farinha, dum feijaozinho com arroz". Ainda bem que eu nao tenho isso. Meu paladar é camaleao. E, pessoalmente, ter saudade de feijao com arroz?! Comi isso durante boa parte da minha vida, quando comia o que tinha na mesa. Sei là, dos 10 aos 18 anos. Tanta comida diferente no mundo e tem gente que sente falta do feijao com arroz depois de alguns meses. Se eu pudesse comeria um prato diferente a cada dia. Mas, cada um é cada um...

Entretanto, dependendo da quantidade de imigrantes no local onde se vive, às vezes encontra-se publico suficiente para justificar a venda de determinados produtos. Acreditem ou nao, encontro os ingredientes pra fazer moqueca aqui sem dificuldades e sem pagar muito caro. Dendê é coisa da Africa, e africano aqui tem bastante.

Bom, queijo coalho nao tem por aqui mesmo, apesar das dezenas de queijos franceses, nao encontrei nenhum parecido com o velho coalho do Brasil. O mais pròximo que acho é o Feta Grego, que apesar de ser de ovelha se parece com alguns coalhos secos que ja comi.

Aproveitando o ensejo, dois lugares em Grenoble onde se pode comprar produtos usados na gastronomia brasileira:

World Market
24 avenue Félix Viallet, aberto das
10h às 23h

Tem batata doce do Brasil, dendê, farinha de mandioca africana igualzinha à nossa, feijao preto, e outras coisinhas mais, além de vàrios produtos asiàticos e africanos super exòticos.


TransMontano
148 Av. Jean Perrot. Nao lembro do horario, mas é algo tipo 9 às 19 e fecha pra almoço.

Esse tà registrado na pàgina 111 do Manual do estudante brasileiro na França. Nessa TransMontano encontrei um paio português primeira classe. Tem bacalhau seco, guaranà, goiabada e uma penca de produtos brasileiros e lusitanos, claro, pois é uma loja de portugueses.

OBS: A goma da tapioca da foto acima é contrabando que a sogra trouxe (acabo de confessar crime de recepçao de mercadoria contrabandeada). Ainda nao achei por aqui :(

Nenhum comentário: