sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dicas para o primeiro ano de tese


Apressados podem clicar aqui

Durante três dias consecutivos, no verão e todos os anos, a equipe onde faço pesquisa tem uma reunião em algum hotel de uma montanha da região de Grenoble, quase sempre no Sappey-en-Chartreuse. No segundo dia à tarde, pra quebrar o ritmo, uma caminhada na montanha. Neste post uma foto do Dent de Crolles, ao fundo, tirada do topo da montanha onde subimos.

Apesar de muito bacana, o objetivo não é o passeio, mas sim sair do ambiente de trabalho e se integrar durante os três dias, discutindo e criticando o trabalho de cada um. Uma espécie de mini conferência interna. Muito interessante a iniciativa e bastante proveitosa.

Cada doutorando apresenta o que fez durante o ùltimo ano (lembrando que ano letivo inicia em setembro), e dà uma idéia ràpida do que farà no ano seguinte. Alunos (estranho imaginar que daqui a dois anos deixarei de ser aluno...) no primeiro ano, como eu, tinham de 20 a 30 minutos. Eu estourei pra 1 hora, de propòsito. Achei o formato das apresentações muito técnico e seco, então antes de apresentar meu tema de tese, compartilhei minha experiência no primeiro ano de tese trazendo questões nunca abordadas nem naquela reunião nem nas anteriores:
Quais as dificuldades dos estudantes de primeiro ano de doutorado? Quais as angùstias? Serà que é normal não ter um tema ou não ter certeza dele? Como escrever um artigo (de qualidade aceitàvel)? Como mostrar que se faz pesquisa numa equipe com reputação de "engenheiros programadores"? Como aproveitar meu tempo sem "boiar" tanto? Entre outras questões existenciais de um doutorando.

Neste primeiro ano passei por tudo isso, e ainda não tenho certeza direito do que faço como tema, e uma série de outras questões. Pesquisei e li muita coisa na Internet. Prometi que iria enviar os links mais ùteis para o pessoal da equipe, e acabei criando um pàgina em meu site pessoal (ou seria profissional?) com esses links e minha experiência do primeiro ano. Começo a ter a impressão que gosto de escrever, apesar de demorar pra dizer alguma coisa. Esse post , por exemplo, estava previsto para um paràgrafo... Certamente o twitter não é para mim.
Segue novamente o link com as dicas para o primeiro ano de tese (escrevi em inglês para ter utilidade para um nùmero maior de pessoas)

2 comentários:

Verena Freire disse...

Cara, você me deu uma boa ideia. Tenho vontade de dar dicas sobre estudar na Espanha, onde estou, e me reprimi porque achava que não seria lida por muita gente. Isso de escrever em inglês é uma boa ideia mesmo. Gostei.

kiev gama disse...

Legal!
Informação é para ser compartilhada.
Sou contra pensamentos do tipo "se ralei para chegar aqui os outros tem que ralar também".
Provavelmente você ajudarà a mais gente do que pensa.
Manda depois o link do site/blog quando vc o criar.