Hà algumas semanas fui fazer um depòsito numa conta do BNP Paribas, o maior banco francês e um dos maiores da Europa. Saquei dinheiro no meu banco, e fui tentar fazer o deposito "na boca do caixa". Tento mais ou menos reproduzir o diàlogo com o senhor engravatado que me atendeu:
— Bonjour — disse o senhor engravatado
— Bonjour. Gostaria de fazer um depòsito — respondi ao Monsieur
— Você pode fazer direto na màquina com seu cartao
— Mas a conta nao é minha, é de outra pessoa— mostrei um papel com os dados
— Infelizmente nao é possìvel. Apenas o titular da conta com seu cartao poderia fazê-lo
— O senhor aceita que eu deposite em cheque?
— Infelizmente nao.
— Mas eu fiz isso uma outra vez. O caixa pediu apenas que eu endossasse o cheque.
— Houve algum engano pois apenas o titular da conta beneficiària pode endossar o cheque
— Qual agência BNP aceita o depòsito entao? — perguntei irritado
— Nenhuma, o senhor terà que efetuar uma transferência bancària a partir de sua conta. Basta usar os dados deste papel que o senhor me mostrou.
— Ok. Merci. Au revoir — respondi polidamente, mas ainda mais irritado
Que sistemazinho bancàrio, viu? Pra ter uma idéia, tenho conta no Société Générale, um outro mega banco europeu, e o sistema de Internet Banking é basicao. Vejam a imagem abaixo pra ter idéia. Nada comparado às trocentas funcionalidades dos avançados sistemas brasileiros.
Pra o caro leitor que desconhece, o Brasil tem um dos sistemas bancàrios mais high-tech do mundo. Graças à economia volàtil dos anos 80, os analistas e programadores de sistemas bancàrios desenvolveram sistemas flexìveis pra atender ao caprichos e mudanças governamentais adicionando impostos com regrinhas complexas como CPMF e IOF à diversos tipos de transaçoes bancarias.
Uma das poucas coisas que acho legal do sistema bancàrio daqui em relaçao ao Brasil, é que posso fazer saque no caixa eletrônico de qualquer outro banco dentro da zona Euro, seja na França, Bélgica, Portugal, Grécia, etc, posso tirar dinheiro sem qualquer custo adicional. O que nao acontece no Brasil com a rede Banco 24 Horas, da Tecban.
3 comentários:
Fogo Kiev, aqui no "quintal" da Europa nós conseguimos fazer depósitos em dinheiro ou cheque, na caixa ou no multibanco, em conta própria ou de outros... Eita, do jeito que o povo aqui gosta de copiar, tarda nada mudam o sistema para o daí e pioram ainda mais isto :S
opa kiev,
nao sabia que voce tinha esse canto aqui! :D lembrava apenas do fotolog!
a historia lah em istanbul terminou, tenho que dar uma fechada lah no blog kkkkkkk tou de volta pro brasil e se der tudo certo partir para a proxima peregrinada.
abrazzzzz,
lucas.
ah e sobre o internet banking, quem ve cara nao sabe o que tah por baixo ein! :P
e a outra coias eh que aqui a gente pode colocar 100 predreiros de software pra fazer o servico que a conta sai baratinha...
Postar um comentário