quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Perdeu um contato? O Google encontra

Hoje recebi uma mensagem, via LinkedIn, de mais um amigo que bateu acidentalmente neste blog através do Google. Outra surpresa legal.
Na vida de nômade de empregos, de cidades, fazemos muitas amizades que deixamos para tràs (sem trocadilhos de duplo sentido). Maravilhas tecnològicas como email, MSNs da vida e outras ferramentas ajudam a manter contato com essa galera. E o Google ainda te ajuda a encontrar, mesmo que acidentalmente.
Recentemente apareci em resultados de busca no Google de diferentes maneiras:
  • Quando estive no Brasil, um amigo falou de alguém que ele conhece que ia pra Irlanda e achou meu blog por acaso.
  • Alguém com quem perdi contato hà uns 9 anos me achou nesse blog pra pedir o fone de meu irmão :)
  • Ano passado um amigo achou esse blog pelo Google depois de ver meu nome num workshop da mesma conferência pra onde ele estava indo.
  • Uma estudante de mestrado da UFPE que veio fazer um estàgio aqui em Grenoble, achou esse blog pelo Google. Ela veio pra cà, eu e minha esposa a conhecemos pessoalmente. Por acaso, conhecemos um amigo dela em uma conferência na Grécia agora em agosto.
Google + Telefonemas
A busca mais interessante da qual fui "vìtima" foi feita por um amigo meu e de meu irmão, que conhecemos quando moràvamos nos EUA mas que tìnhamos perdido contato. Um dia provavelmente em 2004, recebo a ligação desse amigo. Depois de cumprimentà-lo com muito espanto e alegria, fiz a primeira pergunta: "como é que tu me encontrou?". Ele buscou pelo meu irmão no Google, e nada. Depois meu nome, e achou provavelmente esta pàgina com o fone de onde trabalhei. Ligou pra là, e eu jà não trabalhava mais na empresa. O cara que o atendeu não me conhecia, e passou a ligação pra um colega que tinha meu celular.

E viva o Google. Tem também o www.123people.com, que um colega meu do lab me mostrou mês passado.

Redes sociais e os Kievs do mundo
E não esqueçamos das redes sociais como orkut, facebook, etc. Neste fim de semana fui verificar quantas pessoas se chamam "Kiev" pelo mundo afora, ou pelo menos que estão registrados no Orkut. Achei homem e mulher (!!!). Tentei "Kiev Gama" e achei esse moleque. Meu mundo desabou. Por 30 anos pensei que fosse o ùnico Kiev Gama do mundo. Pela idade do garoto, acho que fiquei uns 20 anos sendo o ùnico.

Uma vantagem de ter nome assim é pra facilmente se encontrar em listas de vestibular, concurso, etc. Uma desvantagem é quando você, com o nome de uma cidade do leste europeu, encontra alguma pessoa daquela região. Em conferências eu fico de lado tentando encobrir o crachà quando vejo alguém da Ucrânia. Em junho, eu estava em uma conferência e senti um tapinha no ombro. O cara sorriu, tirou a carteira de identidade e me falou: "olha onde nasci". Dei um sorriso amarelo, e falei: "que legal!". Sim, o cara nasceu em Kiev...

O Google realmente ajuda a encontrar pessoas, mas como não são tantas pessoas que se chamam Kiev isso poupa o trabalho do usuàrio (ou não dada a quantidade de coisas relacionadas à cidade de Kiev). Mas Kiev Gama até agora sò tem dois ;-)

Nenhum comentário: