sábado, 4 de outubro de 2008

Participando do ensino universitàrio francês

Sigo com minha perseverança/insistência. Candidatei-me ao serviço de monitoria das universidades de Grenoble. Mesmo com o desestìmulo de algumas pessoas que disseram que era bastante difìcil, e achavam que eu não ia conseguir por que pra ser monitor tinha que ter notas altìssimas blà blà, tentei com minhas notas medianas.
Lembrei da història da bolsa...

Essa insistência é coisa genética, eu acho. Minha mãe me teve numa gravidez de alto risco, aos 40. Os médicos sugeriram um aborto devido à dificuldades no inìcio da gravidez. Ela insistiu.

Obrigado, mãe. Eu continuo insistindo também, graças ao que aprendi com a senhora ainda no ventre.

Seguindo em minha onda de sorte, fiquei como monitor do Institute Nacional Polytechnique de Grenoble (INPG), parte das grandes écoles que formam os "elitizados" engenheiros franceses. Talvez um dia explicarei essa leseira elitista em outro post.
Além da oportunidade de obter esta experiência auxiliando na formação de estudantes, ainda pingam uns euros na conta :)

A primeira disciplina na qual serei monitor é Banco de Dados (BD). Participei de uma reunião com a equipe responsàvel pelas 7 disciplinas de BD com 5 professores e 3 monitores trabalhando em conjunto. Formulação de exercìcios, discussão sobre conteùdo, foco dos cursos, etc. A pouca experiência com ensino que tive no Brasil não foi de nìvel universitàrio, não sei dizer se é isso também é costume dos docentes brasileiros. Achei muito bom pois a disciplina não é conduzida individualmente, e isso ajuda a equilibrar o nìvel assim como divider bem os assuntos abordados em todas as outras matérias de BD. Creio que outros domìnios (Algoritmos/Programação, Redes, Eng. Software, etc) sejam conduzidos aqui da mesma forma.

Estarei vendo (e participando) do ensino superior francês de perto, devo postar mais coisas informativas à esse respeito e espero que sejam ùteis aos interessados em estudar na França.

à bientôt!

7 comentários:

Viviane Cavalcanti disse...

Parabéns Kiev.

Pode ter certeza, quando você estiver bem famoso (e rico, uêba!) vou dizer a todo mundo: eu já sabia!

Tu merece tudo o que tens. :o) Beijos brasileiros do trio aqui!

kiev gama disse...

Valeu!
Mas a parte do famoso e rico tà meio difìcil :)
Grande abraço pra vcs!

Alvaro Victor Cavalcanti disse...

Aêê miguelito!! Meus parabéns! Tu és fod@ mermo, hein? Para o alto e avante. :o)

Líviany Moura disse...

Oi meu marido, vejo e acompanho de perto todo teu esforço, perseverança e não vejo nada de "sorte" nisso... É correr atrás e ser recompensado... Vc merece, faz por onde! Como Viviane disse: Eu já sabia! É a frase dos meus pais... rsrsr - ou será de todos os que te conhecem e torcem por vc???

Te amo muito e quero poder sempre estar ao teu ladinho, prá te ver crescer de perto... Te admiro muito meu amor!

AMO a cada dia mais!

Bju bem grande no tei coração meu amor!

Unknown disse...

Olá Kiev,

Parabéns pelo sucesso!!! Lembro do tempo em que iniciei na parte de Java e preparação para concurso no ITECI e que você já trabalhava lá junto com Roberto Arteiro. Bom ver que sua vida realmente passou por mudanças bem positivas e significativas. Também fiquei feliz em saber que você está fazendo doutorado na França. Este ano iniciei o doutorado no Cin/UFPE e estou pensando seriamente em fazer um sanduiche... Estou tentando levantar os principais projetos e pesquisadores na área de semantic web services e composição automática de serviços. Se você souber algo por aí e puder me escrever eu agradeço bastante. Meu email é fabio.nogueira.souza@gmail.com.

Um forte abraço e tudo de bom!

Livy disse...

Bom, parabéns pela monitoria. Mas o que estou achando legal mesmo é o blog...
Comecei há uma semana fazer um porque estou em Lyon terminando o mestrado em Linguistica. Estava buscando no google algo sobre titre de sejour, e me pingou seu blog! Poxa, que legal! Adorei ler umas postagens mais antigas como quando vc descobriu que o ônibus acaba antes das 21... Eu tb descobri isso da pior maneira!
Me dá seu e-mail? Tô perdida ainda e quem sabe vc possa me dar umas dicas!
Parabéns mais uma vez!

kiev gama disse...

kiev.gama -> gmail

Bacana teu curso. Eh +/- na àrea do que minha esposa estudou no Brasil e esta planejando estudar por aqui.
Manda por email qual sua universidade.