domingo, 28 de setembro de 2008

Bruxelas: capital bilíngüe e museu dos quadrinhos

Bruxelas é a capital da Bélgica, e sede administrativa da união européia. Na verdade a capital formal da união européia muda de seis em seis meses de acordo com o país "regente" (no primeiro semestre era Ljubljana, Eslovenia e agora é Paris, França), mas creio que pode-se dizer que a capital de fato da UE é Bruxelas.

A Bélgica tem o francês e neerlandês como línguas oficiais. O país é basicamente dividido em duas regiões: Wallonie (francês) e Flandres (neerlandês). Até aí tudo bem, a Suíça por exemplo tem três idiomas oficiais: Alemão, Francês e Italiano, e ainda tem uma tal de língua Romansch que nem sei se é oficial.

Mas em Bruxelas é bem particular esse aspecto da língua. Todas as placas oficiais são em francês e holandês. Outra informação interessante que não sei se chega até o Brasil é que enquanto as 3 Suíças aparentemente vivem na paz, na Bélgica rola uma briga política para tornar Flandres independente. Nada violento como o separatismo do país Basco, na Espanha, mas existe esse movimento.

Fico por aqui nas minhas observações políticas e culturais, e deixo à mostra fotos que registram este fato um tanto curioso para nòs, com imagens das placas com francês na primeira linha e o mesmo aviso em neerlandês embaixo.








Museu dos Quadrinhos


Apesar de ter ficado à trabalho por dois dias, tive tempo de ir ao Musée de la bande dessinée, que reùne obras dos principais desenhistas belgas de quadrinhos. Nòs brasileiros devemos conhecer mais os que viraram desenhos animados exibidos no Brasil: Smurfs (em francês chamados de Schtroumpfs), que passava na Globo, e Tin tin, exibido na TV Cultura.

O museu é bem interessante e dà vàrias informações sobre o processo de criação de quadrinhos, curiosidades sobre os personagens, épocas e estilos dos quadrinistas belgas, etc. Vale muito a pena visitar, especialmente para quem gosta de quadrinhos. Se o cidadão turista não tiver interesse, que và então tomar algumas das 400 diferentes cervejas belgas.

Nenhum comentário: