sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Visto na mão

Os vistos chegaram ontem pelo SEDEX.
Terminei o processo do CampusFrance (www.edufrance.com.br) com a entrevista no dia 27/07. No caso de Manaus, é feita na Aliança Francesa com a diretora. Foi tranquilo pq estudei lá por praticamente 5 meses, e me senti em casa.
Juntei os papéis da documentação e no início da semana seguinte fui ao consulado honorário da França em Manaus, para validar os documentos e enviar para embaixada em Brasília. Saem malotes de lá toda segunda, mas como eu estava com pressa paguei o SEDEX. Abaixo um rápido cronograma do finalzinho:

27/07 - Entrevista (último passo do CampusFrance)
31/07 - Validação de documentos no Consulado Honorário de Manaus e envio de documentação por SEDEX.
01/08 - SEDEX do protocolo chega em Brasília
13/08 - Recebo ligação da Embaixada dizendo que está tudo pronto
16/08 - O visto chega na minha casa

Conforme a funcionária do consulado falou, o processo leva em torno de 15 dias. ENTRETANTO, o meu foi "apressado" pq foi e voltou SEDEX, fora dos malotes. Ainda mandei uma cartinha em anexo implorando pra embaixada agilizar porque tava tudo em cima da hora.
Imagino que o processo demore normalmente em torno de 20 dias (Exceto Brasilia, SP e RJ). Depende da frequencia de malote, etc e tal. Em Manaus é um malote por semana, por isso estou deduzindo os 20 dias.

Algumas informações úteis sobre documentos:
http://www.ambafrance.org.br/brasilia/francais/affaires_consulaires/visas.htm

Um comentário:

Gyowanny disse...

Bissa!!!

Parabéns pelo blog. Vai ser legal acompanhar a jornada de vocês.

Não querendo ser pedinte, mas já sendo, faça um tributo aqui no blog para os seus amigos que estarão sempre com você, mesmo que em pensamento.

um forte abraço e boa sorte!

Gyowanny (vulgo mindu para os manauaras)