domingo, 31 de julho de 2011

Desmotivaçao pos-tese

Li muito material sobre escrever teses, se motivar para o doutorado, como ser um bom estudante de doutorado, e coisas nessa linha. Um dos textos que li, acho que foi desse livro, diz que apos concluir a redaçao da tese bate um vazio, uma depressao, devido ao fato de um grande desafio ter sido superado e depois dele nao haver nada de tao grandioso ou desafiador em vista. Adoro metaforas, e crio uma para ilustrar: é como se você estivesse subindo uma ladeira ìngreme com muito esforço, você chega no pico e depois tem uma descida onde nao precisa mais de tanto esforço.

No meu caso ainda nao posso dizer que cheguei nesse pico maior, talvez tenha uma ladeirinha ainda, pois ainda nao tive a resposta da banca (mandei a tese ha quase duas semanas). Eles poderam "azedar" tudo e dizer que preciso trabalhar mais, e com isso tenho uma nova ladeira ingreme pela frente. Ou podem apenas dizer que esta tudo OK e mandar tocar pra frente, defender, e partir pro abraço (no meu caso, partir para o Brasil).

No meio tempo, nao tenho nada "grandioso" a ser feito. Tem o resumo estendido da tese a ser redigido em francês (eu escrevi a tese em inglês), umas 4 ou 5 paginas bastam. Fora isso, voltar a escrever um artigo pausado ha meses e sobre algo quase completamente desligado de minha tese. A outra opçao de atividade, como passatempo mesmo, é programar no projeto open source em que participo.

Nesse mesmo meio tempo, vou dedicando mais tempo à minha filha, que nos diverte cada vez mais com tudo que ela vem aprendendo. Tempo de ouro esse que todo mundo fala que passa rapido. Eu confirmo. Se eu estivesse trabalhando numa atividade regular (normal, se preferir que eu chame assim) tipo trabalhar de 8 à 12hrs e de 14 à 17hrs, eu teria perdido bastante disso.

E no meio tempo, o mesmo dos dois paragrafos anteriores, eu retomo atividades Internéticas que infectam o ocio e alimentam a procrastinaçao: sites de noticias, facebook, youtube, Google reader e minhas dezenas de feeds RSS. Depois de uns 10 dias dormindo de 7 a 9 horas por noite eu regulei o meu sono e ja consigo ficar de pé até 2 da manha. Por exemplo, agora sao quase 2 e estou por aqui.

Como é verao na Europa, e é época de férias, no Campus ja nao tem quase ninguém. Agosto é o mês que a França praticamente para (especialmente o mundo acadêmico). Talvez seja toda essa atmosfera de férias que me motiva muito a nao fazer algo produtivo, ou talvez seja mesmo essa tal de desmotivaçao pos-tese.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Creches na França

Antigamente, no mundo dos nossos avos, bisavos, as esposas abdicavam de suas vidas para se dedicarem ao lar, cuidando da arrumaçao, da cozinha e da prole. E que proles numerosas antigamente! Agora a historia muda, e as mulheres ha decadas ja saem de casa para continuar os estudos e trabalhar. Mas e quem cuida das crianças? Esse é um dos grandes problemas de casais do mundo moderno. Morando na mesma cidade da familia, tem sempre a vovo' pra quebrar o galho, ou uma tia, ou até mesmo o vovô. Mas e se nao tem ninguém da familia pra ajudar? O que fazer?

No Brasil tem babà a preço acessivel para as classes média e alta, afinal a diferença salarial é gritante. Pagar um salario minimo nao é nada para muitos casais de classe média que possuem renda familiar de 5, 10, 15 ou sei la quantos salarios minimos. Ha quem prefira deixar filhos em hotelzinho, berçario, escolinha, ou algum outro local conduzido por profissionais com formaçao na area. Além do fato da maior parte das babas nao terem formaçao especifica para educar crianças, existe o receio de maus tratos. Mas isso também nao deixa de acontecer em espaços coletivos no Brasil, mesmo que com menor frequência (o caso da creche em Goiânia).

Serviços sao carissimos no primeiro mundo e a renda é bem distribuida. Ganhar 5 salarios minimos na França nao é comum. Para você ter idéia, um professor universitario no Brasil inicia ganhando mais de 13 salarios minimos. Na França o mesmo cargo inicia com pouco mais de um 1,5 (um salario e meio). Professores de longa data conseguem ganhar 3 salarios minimos ou mais. Perceberam a diferença? Tudo bem que a França paga mal, o povo francês sabe e vive fazendo greve por isso e outras razoes mais. Percebem a dificuldade de pagar uma babà? Quais seriam as alternativas entao?


Modes de Garde
Logo apos o nascimento de nossa filha, eu fui até o Pôle Petite Enfance, da prefeitura de Grenoble. A fila de espera por vagas em creche é gigantesca, e so é possivel marcar um horario para se inscrever depois que a criança nasce. Nada de tentar ganhar tempo fazendo a inscriçao enquanto o bebê esta na barriga.

Nossa filha nasceu em Janeiro de 2010. Telefonamos para la e conseguimos horario para sermos atendidos em fevereiro ou março, nao lembro bem. Eu fui la sozinho. A esposa preferiu ficar em casa cuidando do bebê, mas la tem muita gente que vai ser atendido e leva o bebê ... porque nao tem com quem deixar.

A atendente explicou que existem diferentes modes de garde ("modos de guarda"). Resumindo eu entendi o seguinte :
  • Assistente maternal: Baba, ou nounou (leia-se "nunu"), que tem curso e é homologada pela prefeitura. Você deixa o bebê na casa dela. Existe um limite maximo de crianças de acordo com normas legais (ex: 2 bebês que andam e 1 bebê de colo; 1 bebê que anda e 1 de colo caso more em apartamento sem elevador). Se você algum na França dia avistar na rua alguma mulher com muitas crianças na faixa étaria de até 3 anos, provavelmente ela é uma nounou que esta levando os bebês para passear.
  • Assistente em domicilio: Baba na sua casa, com contrato assinado, exclusividade, férias, etc. Ou seja, formato similar ao que se usa no Brasil. A diferença é que sera uma pessoa que estudou, teve treinamento para esta funçao e provavelmente fala corretamente e você nao tera problemas em corrigir erros de linguagem que seu filho adquiriu com a baba (ex: oitcho, muntcho, cumê, pobrema, etc). Nao é preconceito nem piada. Estou falando sério. No Brasil a regra geral é que baba é subemprego de gente desqualificada (no sentido intelectual). Meus pais e minha irma me falavam que eu era sem noçao e aos 5 anos de idade (eu sou anormal mesmo, comecei a ler meio cedo) corrigia erros de português das babas, e teve uma que até se interessou a aprender a ler por causa de mim.
  • Halte Garderie: Algo como uma "creche quebra galho". Você se inscreve e liga pra ver se tem vagas. Nao existe regularidade de deixar o filho todo dia. O horario é montado sob demanda.
  • Creches da prefeitura de Grenoble: Estabelecimentos coletivos onde as crianças ficam um ou dois turnos, com periodicidade definida através de um contrato.
  • Creches da CAF: A CAF é aquele orgao que falei que da ajuda moradia. Eles possuem centros sociais (algo muito legal, que gostaria de falar em outro post) e creches. O funcionamento é similar ao das creches da prefeitura, mas como sao gerenciadas por outro orgao eu teria que ir diretamente la.
Algumas halte garderies também acumulam funçao de creche, ou seja, algumas crianças tem horarios fixados por um contrato e outras vagas sao flexiveis no formato "quebra galho". A creche da foto acima (eu sou "o cara alto" na foto) é onde nossa filha vai e funciona assim. Existem outros tipos de creches: creche de associaçao de empresa, de bairro, de pais, etc, etc. Mas esses sao os modelos, digamos, homologados para poderems ser subsidiados pela CAF.

Conseguir vagas é muito dificil. A creche de nossa filha foi a 4a. opçao que tinhamos feito. Varias pessoas que conhecemos disseram que nosso tempo de espera foi muito curto (menos de 6 meses), e normalmente pode durar até mais de um ano. Como tudo é feito baseado nas declaraçoes de imposto dos dois anos anteriores, nos fomos beneficiados por ter um ano sem renda. Eles dao prioridade a que tem renda baixa, para a pessoa ter mais oportunidade de trabalhar. Interessante o modelo que tenta ser justo.
A "formula" que minha esposa escolheu foi creche meio tempo (mi temps): 5 turnos, ao invés de 10 (temps plein). Eu queria que ela ficasse horario integral. Meio tempo quebrou geral e era o caos completo em relaçao ao tempo e correria. Conversem sobre isso antes de terem filhos: quem vai cuidar do bebê e como sera.

Ja um colega do laboratorio, que tem um filho nascido dois dias antes da minha filha, se inscreveu para deixar o filho numa nounou. A escolha é feita pelo Pôle Petit Enfance de acordo com vagas e o bairro da pessoa. Se os pais nao aceitarem, um abraço e volte ano que vem. O meu colega disse que chegou no primeiro dia, atendeu uma mulher de preto. Era a nounou. Ele entrou na casa com a esposa e o bebê deles. Deu bom dia ao marido da nounou que tinha cabelo grande e unhas pintadas de preto. Meu colega e a esposa sao equatorianos, catolicos praticantes. Preciso explicar mais? Um abraço e volte ano que vem. Hoje ele se arrepende um pouco do preconceito que teve, e precisou procurar sozinho uma nounou. Demorou algumas semanas pendurado no telefone até encontrar uma.

Alocattions Familiales
Além da moradia, eles também ajudam com outros tipos de alocaçoes familiares, o equivalente no Brasil aos programas que levam "bolsa" na frente (bolsa escola, bolsa familia, bolsa cachaça, etc). FHC e Lula nao contaram que isso existe ha anos em varios paises da Europa como forma de distribuir renda e amenizar as dificuldades financeiras das classes mais baixas.

No contexto do post (cuidar dos filhos), a CAF complementa o pagamento da creche ou qualquer que seja o "modo de guarda" (mode de garde) que os pais escolheram para cuidar da criança. Nao tenho certeza se o modo "quebra galho" das halte garderies sao subsidiados pela CAF, mas no caso das nounous e dos outros modos acima ha o complemento. O meu colega que nao curte unha pintada de preto tem reembolso da CAF relativo a uma parte do que ele paga à nounou. No nosso caso o desconto ja é direto, e so pagamos a diferença. O preço da creche de nossa filha seria uns 250 euros por mês, mas pagamos apenas 60. Se continuassemos aqui, no ano que vem aumentaria pois nossa declaraçao dos ultimos dois anos renda seria maior, o que diminui os subsidios.

De um jeito ou de outro, as "caridades" estao acabando. Se ficarmos por aqui o historico salarial vem aumentando e as ajudas sociais tendem a desaparecer. Se voltarmos nao tem nada disso de ajuda social, mas na verdade acho que teremos mais opçoes: e$colinha$, ajuda da vovo materna ou semi-escravatura de uma baba ao modico preço de um salario minimo (do Brasil, claro).

sábado, 23 de julho de 2011

Tour de France 2011


A penultima etapa do Tour de France foi hoje aqui em Grenoble. Um mega evento do ciclismo mundial, que dura três semanas. O circuito da etapa de Grenoble teve 42 km, e passou por cidades vizinhas.

Mega infraestrutura, com dezenas de carros de apoio. Fico imaginando quantos milhoes custaria um evento destes, com 21 etapas.


A etapa daqui nao teve aqueles pelotoes que eu costumava ver na TV. A saida era individual, como mostram a foto acima e os videos abaixos:





segunda-feira, 18 de julho de 2011

Escrevendo com sono

Quando o cérebro pede pinico (ou travesseiro)
Estou escrevendo as ultimas paginas da tese, três dias de prazo estourado. Tenho que mandar hoje. Estou morrendo de sono. Muito sono mesmo. Desde as 3:30 AM de ontem sem dormir. Quando tenho sono, o pensamento enrosca. Essa pérola eu quero registrar:

The platforms were also controlled through VisualVM plugins that we have developed: one for the sandbox autonomic manager, e outro para a plataforma OSGi, permitind adicionar, vefificar medir (presented in

Acordei dando risadas, sozinho, e falei pra meu colega de sala. Ele disse pra eu deixar como "ovo de pascoa"

Ops, tô editando 1:30 depois, com mais uma pérola aqui, desta vez saindo francês no meio (essa eu percebi logo):

an anomaly that happens typically after certain temps s

Vamos là. Faltam poucas paginas e alguns cochilos sentado...

20 minutos depois, mais uma palavra em português que também percebi rapido:
possibilities, realizations e que



quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Google me domina!

Num processo natural de ser (opcionalmente) engolido pelo Google+, andei fugindo da escrita datese e adicionando pessoas nos meus circulos do Google+ e fuçando um pouco pra ver o que é, etc.
Meu perfil ja estava montado. Fiquei surpreso que o Google foi catando informaçao de pouquinho e pouquinho e ja tava tudo ali. Ou foi uma mega estratégia, ou eles penetraram tanto em nossas vidas online que nao percebemos. Ja sou usuario dependente Google. E faz tempo.
Tentei listar tudo. TUDO mesmo de ferramenta que uso ou usei do Google. Fiquei surpreso pela minha dependência.
Tentei twittar a lista, mas NAO COUBE num tweet so! Precisei de três tuitadas.
Aqui vai, mais ou menos organizado em "ordem de dependência":
  1. Google search (O famoso www.google.com)
  2. Chrome (de onde estou escrevendo este post)
  3. Gmail
  4. Gtalk (commodity do Gmail)
  5. Scholar (scholar.google.com)
  6. Youtube (usava antes de ser comprado pelo Google, mas agora "ta no bolo")
  7. Google video (raramente, mas sou usuario)
  8. Documents
  9. Calendar
  10. Books (onde consigo ler pedaços de varios livros)
  11. Reader (cômodo, pois é online. Antigamente eu usava agregadores de RSS no desktop)
  12. Buzz
  13. Blogger (esse ta implicito aqui, né?)
  14. Analytics
  15. Maps
  16. Alerts
  17. Translate
  18. Sites (usei pra colocar moveis à venda quando partimos de Manaus)
  19. Adsense (tenho a "fortuna" de 9,18 euros. So receberei o cheque quando completar 50 euros, daqui a uns 20 anos)
  20. Orkut (perfil prestes a ser deletado)
  21. Earth (quando lançou e era "hype")
  22. Desktop (num passado distante)
  23. Picasa
  24. News
  25. GWT (Google Web Toolkit)
  26. Code (hospedei uma ferramenta sebosa, mas util, que escrevi no meu mestrado pra me ajudar com testes no OSGi)
  27. iGoogle
  28. Groups
  29. Trends
  30. E agora esse tal de Google+
Olha que eu nao fuço o Google labs, que é cheio de projeto legal.
E você, qual seu nivel de dependência Google?

sábado, 2 de julho de 2011

Idioma oficioso da França II

O primeiro post relacionado foi esse aqui, e talvez queiram ler pra entender o porquê deste post ;)

Nossa filha està com diarréia e hoje fui comprar remédio para assaduras. Fiquei espantado com o destaque do idioma arabe na embalagem. Nao sao muitos produtos que colocam texto em arabe. Minha esposa cogitou a possibilidade deste produto ser muito usado pela comunidade arabe, como justificativa do idioma ocupar praticamente metade da embalagem. Confiram nas fotos. Detalhe que o laboratorio é francês e produto Made in France.