quarta-feira, 17 de março de 2010

Sistema de ensino superior francês

Nao sei se ja tentei explicar aqui, mas o sistema de ensino superior francês é meio complicado de entender. A tirinha de hoje do PhD Comics explica de forma divertida através de um esquema legal:


Segundo me falaram, nao sei a precisao dos fatos, Napoleao Bonaparte que inventou o conceito elitista de Grande Ecole, e realmente existe uma grande preferencia para os egressos dessas instituiçoes e às vezes uma certa discriminaçao com diplomados de universidades num curso equivalente. A diferença salarial é clara. Falando no meu contexto: um recém formado de Engenharia de Computaçao (Grande Ecole) inicia carreira na faixa dos 3000 euros mensais enquanto uma pessoa com BAC+5 (5 anos de estudo superior) em Ciencia da Computaçao (universidade) começa com +/- 2000 ou 2200 euros.

Como o Brasil "gosta" de injustiças, acho que deveriam copiar este modelo injusto. Seria meio que uma versao inversa do torto modelo de cotas raciais.

2 comentários:

Laura disse...

Bah, Kiev, gostei deste post. Acho que as Grandes Ecoles sao super prestigiadas na França. No nosso lab tem uma engenheira estatistica formada em uma dessas escolas e que enche a boca para falar daonde vem o seu diploma. A seleção é super rigorosa mesmo. Talvez o equivalente (+ou-) no Brasil seja a diferenciação entre estudantes das Universidades Federais e das Universidades Privadas, mas claro que aqui essa distinção é bem mais nitida.

kiev gama disse...

Legal q vc gostou do post :)
O interessante que acho disso tudo é que isso acontece no paìs da liberdade, igualdade e fraternidade...