domingo, 4 de outubro de 2009

Ilegal e sem salàrio

Ano passado dei o velho "jeitinho" brasileiro, e adiantei rapidinho a minha papelada de récépissé, titre de séjour, etc. Tinha dado entrada na renovação de meus documentos apenas com email de aprovação de bolsa e com a candidatura de tese assinada pelo orientador e pelo diretor do LIG. Não entreguei a papelada requisitada (a tal de convention d'accueil), mas disseram na prefeitura que poderiam dar entrada no processo, entretanto o titre de séjour sò sairia depois que eu entregasse os docs solicitados. Ou seja, o jeitinho funcionou dentro da legalidade. A secretària da universidade responsàvel por receber minha papelada ficou surpresa quando entreguei pra ela o documento temporàrio e me disse que o salàrio ia entrar direitinho no final de outubro (esse era meu objetivo).

Esse ano fiz tudo dentro do ritmo da màquina burocràtica francesa, deixando-a funcionar normalmente. Travou! Impasse administrativo devido a uma mudança na inscrição do doutorado. Agora é direto com a universidade ao invés de fazer com o departamento de matemàtica e computação. Sem inscrição eu não tinha documento. Mas não abriam as inscrições. Là vai eu ter que arrumar tudo, dando "jeitinho" de novo mas depois de três semanas. Por quê não fiz assim logo no inìcio?
Resultado: estou temporariamente ilegal e meu salàrio vai atrasar pois não tenho a renovação do titre de séjour.
Conclusão: Quando não estiver fraudando nada, sempre usarei o jeitinho brasileiro.

Nenhum comentário: