segunda-feira, 13 de abril de 2009

Seguro Saùde na França

Aproveito o feriado (sim, o feriado da Pàscoa na França é na segunda DEPOIS do domingo de Pàscoa) e escrevo um post de um fato da semana passada. Para os googleiros acidentais buscando info sobre seguro saùde/assitência médica na França, leiam com atenção a primeira e a segunda parte.


1. Funcionamento Geral

O seguro saùde aqui é dividido em duas partes:
- Couverture de base: Reembolsa 70% dos gastos
- Mutuelle: Reembolsa de 25% a 30% restantes

A mutuelle é opcional. Você pode ter a couverture de base apenas, e pagar os 30% toda vez. O normal é ter os dois.

Baseado na nossa experiência, jà tivemos o reembolso no seguinte:
- Consulta médica
- Exames
- Atendimento de urgência
- Medicamentos com receita

Procedimentos cirùrgicos também são cobertos, mas felizmente não precisamos e espero não precisarmos.

O segurado precisa ter um Médecin Traitant (um clìnico geral), que é o seu médico oficial. Você deve sempre se dirigir à ele quando tem alguma coisa, para que ele te encaminhe a um médico especialista se necessàrio. Ir direto a um especialista sem o encaminhamento dà uma multa. Acho que o valor atual é metade do valor consulta.

2. Estudantes estrangeiros
Permanência superior a 3 meses implica em ter o seguro.

2.1 Menor de 28 anos
O seguro é feito geralmente com a SMERRA ou a LMDE. Algo em torno de 300 euros por ano. O estudante terà um nùmero provisòrio de Securité Sociale.

2.2 A partir de 28 anos
Cheguei aqui com esta bendita idade fronteiriça. Neste caso, tive que ir direto com o òrgão do governo (CPAM-Caisse Primaire d'Assurance Maladie) que cuida disso. Franceses desempregados ou que tem renda baixa também vão là. No meu caso era estudante estrangeiro e desempregado, pois eu não tinha bolsa. Eles fazem um càlculo baseado nos rendimentos do ano anterior (entreguei uma declaração escrita à mão). Achei que seria de graça. A grande vantagem de ser maior de 28 anos é que você ganha um nùmero de Securité Sociale vàlido, que depois facilitou muito meu processo da bolsa. Outra coisa é que pode ser que saia de graça. Tivemos que pagar pela couverture de base ( 70% ) e não tivemos direito aos 30% da mutuelle do governo. Quando virei bolsista, ganhamos cobertura de base da MGEN que é debitada diretamente do salàrio.

A CPAM nos deu nossa Carte Vitale, que dà o desconto diretamente nos hospitais, médicos, laboratòrios e farmàcias equipados da màquina que lê este cartão. A maioria deles tem esse equipamento. Quando não, temos que pagar e eles nos dão um formulàrio que devemos entregar ao nosso responsàvel da couverture de base. Mudamos pra MGEN e o cartão permaneceu o mesmo (bom, o meu deu pau na atualização e pedi outro, mas o da minha esposa funcionou).

2.2.3 Inclusão de cônjuge
A França é bem burocràtica. Tão burocràtica que os funcionàrios não sabem direito as regras. Na sede da CPAM de Grenoble disseram que minha esposa não poderia ser segurada comigo pois o visto dela era de acompanhante. Apenas o estudante seria assegurado. A doce senhora foi um pouco rìspida: "Ela veio por escolha pessoal. Procure um seguro privado". Acho que a titia nunca casou para dizer uma coisa dessas.
Ao me dirigir ao centro CPAM do meu bairro, insisti e levei novamente os documentos da minha esposa. A funcionària não soube responder, chamou um colega, que disse que poderia. Minha esposa ficou assegurada, sem problema. Aquele negòcio de "eu sou brasileiro e não desisto nunca".

3. Seguro morreu de velho
Semana passada minha esposa precisou ficar no hospital devido a uma crise de asma. Motivo: poluição de Grenoble e o pòlen das flores com a chegada da primavera. Chegou na urgência às 8:00 e saiu no outro dia ao meio-dia. Total da internação: 1100 (mil e cem) euros. Não tìnhamos mutuelle. Medicamentos: 128 euros. Não tìnhamos mutuelle.
No outro dia fui fazer a inscrição na mutuelle da MGEN, pra evitar outros problemas desse no futuro.

Essa mutuelle paga pelas lentes dos òculos também. Vou testar isso mês que vem, quando começa a valer nossa mutuelle. Jà que estamos pagando né?

5 comentários:

Marcelo (Matchè) na França disse...

Olá Kiev,

Gostei muito de seus comentários sobre o seguro saude frances.
Quero te pedir mais detalhes sobre limites (valores) de reembolso ou vale sempre pelo percentual.
Quanto pagou para se associar ao muttuelle?
Quero aproveitar para te perguntar outras coisas:
55 mil euros tendo casa e carro pagos pela empresa (nao estão neste valor) é um salario que é possivel viver em Paris ou na França?
tenho duas filhas, elas tem 4 e 1 anos, o que me recomenda (escola publica ou privada)? quanto pagarei em algo particular?
Se puder me enviar seu e-mail, gostaria de manter contato quando estiver vivendo por ai, pois ja embarco no sabado.

Parabens pelo blog.

kiev gama disse...

Oi Marcelo,

Fico feliz em ver que o post jà està servindo para alguém.
Não sei te informar quanto à limites, mas conheço gente que fez cirurgia e ficou alguns dias no hospital sem desembolsar 1 euro. Tudo pago pelo seguro social.
Isso varia de seguro pra seguro. Ouvi dizer que alguns são burocràticos para os reembolsos do que você teve que pagar.

A mutuelle da MGEN cobra 2.5% do salario bruto para mim, e pago 60% do meu valor para adicionar minha esposa. No teu caso, não vale a pena esse esquema pois o salàrio é alto. Sim, 55 mil com carro e casa é muito bom mesmo vivendo na carìssima Paris. Aluguel é o "terror" das pessoas aqui, então você està livre do gasto maior. Todos tem direito à escola pùblica, que são boas (mas sofrem com greves). Existem Lycées (equiv. ao ensino médio) pagos também, mas não tenho idéia do valor.

Meu email é meu nome.sobrenome arroba gmail. Fique à vontade em escrever. Sei como é chegar em outra cidade (e ainda em outro paìs) e o cara fica meio perdido às vezes.

Obrigado pela visita e volte sempre.

Líviany Moura disse...

Lindo!!! Ta ajudando genteeeeeee... \o/

AMO tu!!!

Jones disse...

Obrigado, estou indo morar em Tours e esse post ajudou !

kiev gama disse...

Por nada, Jones.
Espero que estas informações não estejam defasadas.

Abraço e boa sorte!