sábado, 22 de novembro de 2008

Roupas de Frio II

A partir do fim de outubro/inìcio de novembro, quando se vê chuva por aqui, tem neve na montanha. Depois que a neblina vai embora, podemos ver as montanhas cobertas de gelo.

Enquanto estou escrevendo o sol brilha là fora, estamos perto do meio-dia, mas a temperatura em Grenoble é de 5 °C , mas com sensação térmica de 0 °C. A previsão da "meteô" diz que vai nevar este fim de semana aqui embaixo. Seria a primeira vez desse inverno. Antes de eu viajar pra cà, falei das roupas de frio que compramos no Brasil. Prometi falar se elas dariam conta, mas passou-se um inverno e não falei nada. Segue o relato então...

Os meus casacos daì foram dois de nylon e um de algodão meio aveludado, todos com um tipo de espuma entre os tecidos, pra melhorar o isolamento térmico. Minha esposa comprou um sò desse tipo e outros dois que aparentemente não deram conta. Um de "couro vegetal", segundo o vendedor falou, e outro de um material que lembra o mesmo de roupas de mergulho. Os meus deram conta, mas a mulher não aguentou o frio com os dela...Precisou comprar outros aqui, e de outras camadas internas de casacos.

Nestas camadas, os blusões de algodão não são legais pra colocar por baixo pois eles armazenam a umidade. No outono ainda vai, mas no inverno melhor optar pelos que tem flanelinha por dentro ou então as blusas que aqui chamam de "polaire" (a foto abaixo). Por baixo do polaire, uma camiseta de algodão mesmo, dessas que usamos no dia a dia do Brasil tropical.

Comprei uma polaire na C&A por 10 euros ano passado. Existem marcas especializadas em roupa pra frio (Salomon, The North Face, etc) que vendem roupas feitas com tecidos super high-tech, bem finos e leves mas que aquecem bem. Lògico que custam muito mais caro. Ainda ano passado comprei uma polaire Lafuma que na promoção foi o dobro da outra da C&A, mas é bem mais leve e aquece igual. Minha cintura adiposa ajuda a esquentar o corpo, mas mesmo assim tirei os polaires da gaveta esta semana.


Nenhum comentário: