segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"Greve" dos estudantes



Estamos na segunda semana de uma "Greve" dos estudantes, que bloquearam as universidades de Grenoble desde o dia 14/11. Até onde conheço, greve refere-se à interrupção do trabalho assalariado para reivindicar alguma coisa...
Essa manifestação particular dos estudantes está mais para bloqueio.
A medida drástica ocorreu devido à uma nova lei que foi votada e, até onde entendi, dará mais autonomia às universidades (que são na França em absoluta maioria, públicas) para captar dinheiro da iniciativa privada.
A universidade onde estudo já recebe muita grana de empresas privadas, visto que é da área de tecnologia e o retorno da "ajuda" é rápido.
Os estudantes pivôs do bloqueio das universidades são alunos de cursos que serão mais prejudicados, como letras, filosofia, história, artes, e outros mais que não são economicamente interessantes.
Pouquíssimos prédios conseguiram furar o bloqueio e ter aulas. Depois de 4 dias sem aula Estamos sendo informados de última hora do local de cada aula, sempre em um prédio que não está bloqueado. Tive aula de francês no prédio de Biologia, e algumas disciplinas específicas no prédio do INPG, cujo mestrado e doutorado são em conjunto com a UJF.
Quarta-feira terá assembléia geral dos estudantes para votar se continua ou não o bloqueio.
Enquanto isso ainda tá rolando greve da SNCF, semana passada teve um dia de greve dos funcionários da universidade, que fechou os restaurantes universitários e a biblioteca, teve até greve na Air France no mês passado.
Vixe!!!
Acho que estas greves têm resultado pra se fazer tantas, caso contrário, acho que ninguém faria.
Pois é, vou lá verificar meu email pra saber onde será a aula clandestina de hoje...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Outono



Pra o pessoal do Sul e Sudeste do Brasil o outono é normal, mas em Recife, onde nasci e vivi a maior parte de minha vida, e em Manaus, onde vivi por dois anos, agente não percebe tanto as mudanças de estação devido a proximidade a linha do Equador. É basicamente época que chove muito e época que chove quase nada.
Aqui o negócio é bem definido. Acima, fotos do "antes e depois" em um parque daqui de Grenoble. Uma no final do verão e outra no outono.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Montanha congelando



E as montanhas que rodeiam Grenoble continuam acumulando gelo...
Daqui a algumas semanas as partes escuras não estarão mais visiveis. Essa foto foi no sabado dia 10/11, mas o tempo tava feioso, meio nublado. Hoje quando vim pra ca tava muito bonito, ensolarado. Pena que não estava com a camera.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Titre de séjour

Existe um documento necessario para os estudantes que permaneçam mais de 3 meses na França, chamado "Titre de séjour". Quem emite é a prefeitura de onde você estuda. No caso de Grenoble, existe um guichê da prefeitura no campus universitario. O negocio é meio demorado. Eu agendei a entrevista no dia 17/09 e so tinha vaga a partir de 25/10. Fui la com minha esposa munido de copias e originais dos documentos* abaixo:
- Passaporte (pagina em que conste o numero, pg da foto e dados, e a pagina do visto)
- Certidao de nascimento ou casamento
- Traducao juramentada da certidao acima
- Contrato de locacao ou seguro habitacao
- Carteira de estudante ou documento comprovando inscricao na universidade
- Comprovante de fundos (saldo de banco ou contrato de bolsa ou carta de parente "patrocinador" junto com diversos comprovantes). Maiores detalhes no site da embaixada.

* 2 pessoas=2 dossiês, logo, tem que ter duas copias de cada documento

Depois de uma semana a pessoa pode pegar um documento temporario valido por 2 meses, que é tempo suficiente para sair o titre de sejour.
A demora se da pelo fato de ainda ter que, em locais distintos, submeter-se a :
- Uma radiografia dos pulmoes
- Exame médico.

Os provisorios sao entregues no proprio guiche, mas teve problema por causa do feriado, e fomos buscar pessoalmente na prefeitura.

Neste post, segue a vista da prefeitura - na verdade estou de costas para o predio dela, que nao estah na foto ;)
Ao fundo tem a bastilha de Grenoble. Fortificação comum em varias cidades da França, a mais conhecida é a de Paris, onde houve a famosa "tomada da Bastilha" da Revolução Francesa.