domingo, 22 de novembro de 2009

Torcendo pra os lanternas no Brasil e na França


2009 nao é um ano pra eu torcer no futebol. O Sport Club do Recife, meu time do coraçao é lanterna do brasileirao e jà està rebaixado. O Grenoble Foot, time da cidade em que moro, é o lanterna do campeonato francês e provavelmente também desce na proxima temporada. Ràpida ascensao à primeira divisao, e um inìcio de campeonato brilhante na temporada passada, esse ano o primeiro ponto sò veio depois de 11 derrotas consecutivas.

Neste ùltimo sàbado fui com um amigo ver o Grenoble empatar com o Olympique Lyonnais (aquele mesmo, onde jogava Juninho Pernambucano). O resultado foi 1 x 1 pro Grenoble. Digo isso pois é como se tivesse sido uma "vitòria de 1 ponto" do lanterna em cima do segundo colocado. Agora o GF38 tem dois pontos, em 13 jogos.

O mero detalhe era a quantidade de policiais equipados pra ir pro combate. Cassetete, capacete, escudo e latinhas de gàs. Jogo de futebol é porrada demais aqui. A polìcia teve que jogar um bocado de gàs na torcida organizada do Grenoble para eles se acalmarem. Estàvamos perto da torcida do Lyon, por sorte. Sorte nao, azar, pois os caras ficam cantando e batucando o tempo todo. Nem o gol do Grenoble deixou os caras calados muito tempo. Quem sabe isso nao tenha ajudado o Lyon a ganhar o campeonato francês de 2001 a 2007...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Barulho pela classificaçao da Argélia

Andando perto de casa no fim da tarde, vi parado no sinal 8 furgoes da Gendarmerie (um tipo de polìcia militar nacional francesa) com uns 10 policiais em cada carro. Isso me fez lembrar que era dia do jogo Argélia x Egito valendo vaga pra copa do mundo 2010. Os argelinos sao provavelmente a maior comunidade de imigrantes (algo entre 1,5 e 4 milhoes) aqui na França e infelizmente uma parte deles é arruaceira, o que "queima o filme" de seus compatriotas. A bagunça que presenciamos no nosso reveillon em Paris foi em parte causada por "galerosos" argelinos que faziam questao de tremular suas bandeiras.

Mais tarde, andando na rua com minha esposa, cerca de 20h30 horario local, buzinaço na rua, bandeiras da Argélia nos carros e scooters dirigindo perigosamente, gritinhos "lalalalalalala" (iguaizinhos àqueles da novela O Clone) bem agudos de mulheres. Sabìamos do resultado do jogo pelo barulho...

Parecia o barulho que fazemos no Brasil quando se ganha algum titulo importante. Esse testemunho nos causou bastante surpresa. Afinal, pra nòs brasileiros ir à copa é normal. Fomos à todas até agora :)

Enquanto escrevo, a França vai perdendo de 1 X 0 da Irlanda