2009 nao é um ano pra eu torcer no futebol. O Sport Club do Recife, meu time do coraçao é lanterna do brasileirao e jà està rebaixado. O Grenoble Foot, time da cidade em que moro, é o lanterna do campeonato francês e provavelmente também desce na proxima temporada. Ràpida ascensao à primeira divisao, e um inìcio de campeonato brilhante na temporada passada, esse ano o primeiro ponto sò veio depois de 11 derrotas consecutivas.
Neste ùltimo sàbado fui com um amigo ver o Grenoble empatar com o Olympique Lyonnais (aquele mesmo, onde jogava Juninho Pernambucano). O resultado foi 1 x 1 pro Grenoble. Digo isso pois é como se tivesse sido uma "vitòria de 1 ponto" do lanterna em cima do segundo colocado. Agora o GF38 tem dois pontos, em 13 jogos.
O mero detalhe era a quantidade de policiais equipados pra ir pro combate. Cassetete, capacete, escudo e latinhas de gàs. Jogo de futebol é porrada demais aqui. A polìcia teve que jogar um bocado de gàs na torcida organizada do Grenoble para eles se acalmarem. Estàvamos perto da torcida do Lyon, por sorte. Sorte nao, azar, pois os caras ficam cantando e batucando o tempo todo. Nem o gol do Grenoble deixou os caras calados muito tempo. Quem sabe isso nao tenha ajudado o Lyon a ganhar o campeonato francês de 2001 a 2007...