sábado, 30 de janeiro de 2010

Tristes inferências na língua francesa

O fato das lìnguas portuguesa e francesa terem raìzes na lìngua latina facilita bastante pra nòs quando estamos aprendendo francês. Eu diria que a curva de aprendizado inicial nao é tao grande. Existem vàrios cognatos (palavras de mesma origem e grafia semelhante), entretanto, alguns heterossemânticos ("falso amigos") atrapalham quando fazemos inferências que nao tem nada a ver com sentido real da palavra. Abaixo alguns que consegui lembrar. A lista jà começa passando longe...

Palavra Inferência infelizSignificado real
aucun Algum? Nenhum
chatChàA pronùncia é como em chà (de beber), mas significa gato
depuisDepois? Desde
fille Fila? Com um "L" é fila, com dois é filha (e o "ll" sai como um "y")
Naquele lugar Aqui. "Là bas" é que seria la.
mais Mais, tipo 1 + 1 Mas. Quem escreve português errado, acerta a traduçao em cheio
oie Algo tipo "olha" ou "oiê, tudo bom?" ?Ganso
poudre estragado
très 3 ?"Trrrrré", muito. O nùmero três em francês é "trois"

Dependendo dos regionalismos, você pode se atrapalhar ainda mais, ou entao "lembrar-se" de palavras de sua regiao. Algumas tristes inferências para nordestinos, como eu:

Palavra Inferência infelizSignificado real
arrêtArretar, irritar Parada (de ônibus, bonde, etc)
bouffeBufa?Comida, no sentido popular
chierChiar?"Cagar" (vixe, baixei o nivel do blog)
chute Chute? Queda. Poderia ser consequência de um chute em português :)
dansSeria algo a ver com dançar? Dentro
froidFreud, o Sig? Frio
luiLuis, como muito nordestino diz sem o "s" Pronome pessoal na 3a. pessoa (masc)
mainAlgo a ver com mainha?Mão. "Ma main" = minha mão :)

Mineiros também devem sofrer pra aprender francês. Vamos a alguns casos de palavras francesas semelhantes a algumas do regionalismo mineirês:

Palavra Inferência infelizSignificado real
besoinBelos olhos pequenos? Necessidade
coinCom o olho pequeno? Canto, esquina.
machinJovem rapaz ou jovem espécime do sexo masculino?Coisa, negòcio, bagulho. Traduzindo em mineirês seria "trem".
matin Mato pequeno, rasteiro?Manhã
gamin Pequeno jogo de videogame?Garoto, em linguagem popular
sapinPequeno sapo?Pinheiro
voisinVoz baixa, fala mansa?Vizinho
moinsMoinhos pequenos?Menos
raisinO filho de Raí?Uva

Pra eliminar a ambiguidade com o mineirês, basta pronunicar o francês corretamente: ao encontrar um "IN" pronuncie "AN", matin=matan. Mas ainda assim, restam outras vàrias semelhanças...

Alguém por aí tem algo pra acrescentar à lista?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tapioca de Roquefort


Na falta de queijo coalho tem que usar a criatividade...

Dica para quem mora ou quer morar longe: Tente adaptar os seus hàbitos alimentares ao itens mais "normais" das prateleiras dos supermercados de onde você està. Tem gente que fica se lamentando dizendo "Estou cansado da comida daqui desse(a) [COLOQUE O DO LUGAR AQUI]. Ai que saudade de rapadura com farinha, dum feijaozinho com arroz". Ainda bem que eu nao tenho isso. Meu paladar é camaleao. E, pessoalmente, ter saudade de feijao com arroz?! Comi isso durante boa parte da minha vida, quando comia o que tinha na mesa. Sei là, dos 10 aos 18 anos. Tanta comida diferente no mundo e tem gente que sente falta do feijao com arroz depois de alguns meses. Se eu pudesse comeria um prato diferente a cada dia. Mas, cada um é cada um...

Entretanto, dependendo da quantidade de imigrantes no local onde se vive, às vezes encontra-se publico suficiente para justificar a venda de determinados produtos. Acreditem ou nao, encontro os ingredientes pra fazer moqueca aqui sem dificuldades e sem pagar muito caro. Dendê é coisa da Africa, e africano aqui tem bastante.

Bom, queijo coalho nao tem por aqui mesmo, apesar das dezenas de queijos franceses, nao encontrei nenhum parecido com o velho coalho do Brasil. O mais pròximo que acho é o Feta Grego, que apesar de ser de ovelha se parece com alguns coalhos secos que ja comi.

Aproveitando o ensejo, dois lugares em Grenoble onde se pode comprar produtos usados na gastronomia brasileira:

World Market
24 avenue Félix Viallet, aberto das
10h às 23h

Tem batata doce do Brasil, dendê, farinha de mandioca africana igualzinha à nossa, feijao preto, e outras coisinhas mais, além de vàrios produtos asiàticos e africanos super exòticos.


TransMontano
148 Av. Jean Perrot. Nao lembro do horario, mas é algo tipo 9 às 19 e fecha pra almoço.

Esse tà registrado na pàgina 111 do Manual do estudante brasileiro na França. Nessa TransMontano encontrei um paio português primeira classe. Tem bacalhau seco, guaranà, goiabada e uma penca de produtos brasileiros e lusitanos, claro, pois é uma loja de portugueses.

OBS: A goma da tapioca da foto acima é contrabando que a sogra trouxe (acabo de confessar crime de recepçao de mercadoria contrabandeada). Ainda nao achei por aqui :(

sábado, 16 de janeiro de 2010

Registrando filho(a) conforme tradiçao brasileira


Vivendo no exterior você deve de maneira geral estar de acordo às leis e costumes do paìs onde vive. Na França, a tradiçao daqui diz que o sobrenome do filho segue a fòrmula:

NOME SOBRENOME_PATERNO (ex: Pierre Dupont)

ou

NOME SOBRENOME_PATERNO-SOBRENOME_MATERNO (ex: Pierre Dupont-Dubois) que às vezes utilizam no caso de pais nao casados legalmente.

Entretanto no Brasil, a "formula" é:

NOME SOBRENOME_MATERNO SOBRENOME_PATERNO, prevalecendo os sobrenomes dos avôs, e o da vovozinha desaparece.

Dino, filho de Joao dos Santos Sauro e Maria Oliveira da Silva, chamaria-se Dino da Silva Sauro. Entretanto, na França seria Dino dos Santos Sauro.

O que fazer entao pra na França ficar da maneira que é no Brasil?

Certificado de Costume
Para registrarmos a nossa filha dentro das normas brasileiras, a prefeitura de Saint Martin d'Hères (cidade onde nasceu nossa filha) pede um certificado de costume (certificat de coutume) emitido pelo consulado do paìs dos pais, que resuma a lei ou a tradiçao do paìs para justificar o registro de sobrenome fora da norma francesa. Nao sei como funciona em cidades maiores como Paris ou Lyon, onde o nascimento de filhos de brasileiros deve ser mais frequente.

Graças a um casal de latinos que tiveram bebê em outubro, ficamos sabendo com antedência sobre esta necessidade e pudemos pedir o documento a tempo.

Efetuando o pedido
Segundo o Consulado Geral do Brasil em Paris, o pedido deve ser feito com um mês de antecedência da data prevista do nascimento. Sao duas etapas para o registro:

1 - Certificado de costume: Enviar um pedido escrito, onde conste o seu nome completo e o de sua esposa, copia de documento(s) (ex: certidao de casamento) e o nome que deseja dar para a criança, acompanhado de um envelope selado e auto-enderaçado.

2 - Registro consular: A nacionalidade brasileira é garantida mediante o registro consular, como consta da página consular, info consulares, item registro de nascimento. Se você nao estiver em Paris, tem que ir até là pra efetuar o processo até três meses depois do nascimento do bebê. Devo colocar um post sobre esta etapa depois.

Caso nao encontrem informaçoes no site do consulado, nao hesite em contactar as autoridades consulares brasileiras de onde estiver, seja na França ou qualquer outro lugar, pois é o dever deles nos auxiliar. Pelo menos até agora, o consulado em Paris foi eficiente nas duas vezes que precisei acionà-los. Espero que o registro de nossa filha também seja tranquilo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Trocando fraldas


Chegou a hora de conciliar o doutorado com a troca de fraldas.
Bela coincidência com a tirinha do PhD comics que saiu no dia seguinte ao nascimento de minha filha.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Procrastinação estruturada


Sabe o que é procrastinaçao? Leia no wikipedia antes. Trechinho extraìdo aqui:
Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos

Nao é por acaso que minha esposa postou sobre isso ha um tempo. Ano passado descobri o que era esse nome feio e vi que sofro disso. Esse é um mal comum de outros varios estudantes de doutorado (e de milhoes de outras pessoas). O fato de ser um periodo longo (3 a 5 anos normalmente) e com objetivos geralmente vagos, dificulta o estudante a ter um foco. Além disso, muitas tarefas nada a ver aparecem no caminho. Sejam elas delegadas pelos desorientadores ou que você mesmo procurou. Tarefas que você faria em um dia, levam "barrigadas" de uma, duas, três semanas apenas por que nao quer fazê-las.

Geralmente procrastinar trata-se de deixar de fazer algo (pouco prazeroso, doloroso, etc) pra fazer outra coisa (provavelmente mais prazerosa e com recompensa mais rapida). Li bastante sobre esta maldita coisa, pra tentar domar a fera e tirar vantagem dela. Sim, é verdade. Pode-se tirar vantagem. Leitura em inglês aqui.

O PhD comics de vez em quando traz tirinhas sobre procrastinaçao. Se nao me engano, acho que foi là onde vi o termo pela primeira vez. Nos seminàrios da equipe falei de procrastinaçao, e introduzi uma nova palavra no vocabulàrio dos meus colegas de laboratorio, mas que se relacionava a um habito comum de todos nòs.

Este é um megapost no qual tentarei ser breve (certamente nao conseguirei).

Padroes "patologicos"

Você apresenta algum destes sintomas enquanto hà algo mais importante a ser feito (aqui chamado de "a tarefa")?

- Navegar excessivamente pela Internet seja em redes sociais, sites de noticias, chat, ou se perder no wikipedia com conhecimentos inùteis (eu adoro isso!!) enquanto a tarefa espera
- Checar email constantemente, inconscientemente fugindo da tarefa
- Ir fazer chà ou café pensando "vou beber alguma coisa pra depois começar a fazer aquela tarefa"
- Ir preparar o almoço/jantar mais cedo e pensar que depois de comer irà fazer a importante tarefa que te espera
- Inventar coisas pra fazer (limpar poeira do mouse, arrumar a mesa ou organizar a estante pra "limpar" o ambiente de trabalho, etc) antes de ir fazer a bendita tarefa.
- Fazer faxina na casa, pra depois executar a amarga tarefa que espera
- Ir lavar pratos "pra ficar logo livre" e ter tempo para a maldita tarefa
- Ficar olhando pra janela muito tempo enquanto tem a danada da tarefa esperando
- Criar e manter um blog como forma de procrastinar
- Criar e raramente escrever um blog técnico como mais uma forma de procrastinar
- Ter trabalhos de vàrios estudantes pra corrigir e procrastinar escrevendo um post sobre procrastinaçao

Além de alguns dos hàbitos acima, tenho vàrios dos padroes patologicos do procrastinador tais como o perfeccionismo. Ser perfeccionista te impede de fazer uma tarefa, pois você acha que o resultado nao vai ficar bom dado o tempo/complexidade, entao nao faz o que tem que ser feito. Mas tinha que ser feito, e no final nunca vai ficar perfeitinho como se queria.

Tenho um grande impasse profissional (felizmente nao é a monitoria nem a tese), o qual nao entrarei em detalhes (aquela historia de cada um com seus problemas). Isso me força a procrastinar bastante, ou seja, prorrogar a execuçao da bendita tarefa que nao me trarà nenhum ganho. Termino arrumando uma outra atividade para me trazer prazer imediato e uma fuga da tarefa que evito.

Procrastinando com sabedoria

O importante é tentar procrastinar fazendo coisas grandes ou que dêem resultado. Se eu ficar apenas boiando na Internet, chatteando, vendo sites sociais ou lendo notìcias, em geral nao ganho nada. Basicamente perco tempo.

Esse link aqui fala justamente de três tipos de procrastinaçao: 1) fazer nada; 2) fazer algo nao tao importante; 3) fazer algo mais importante. Tento geralmente fazer os itens 2 e 3.

Frutos da procrastinaçao

Fazendo uma recapitulaçao de 2009, eu procrastinei de forma estruturada, acredito. Espero conseguir o mesmo em 2010 e 2011, tentando ser mais focado em minha tese, que de uma forma também sofre com a procrastinaçao.

1) Publicaçao 1. Participei de um experimento doido, eu meio que caì de paraquedas. Ia passar batido no mundo da pesquisa se eu nao tivesse a iniciativa de escrever um artigo sobre isso. Li uma vez que se um experimento nao foi publicado, ele nao aconteceu. Slides aqui para quem quiser entender o que foi.
2) Publicaçao 2. Eu adoro linguagens de script. Escrevi milhares de linhas de còdigo JavaScript, VBScript e algumas centenas de PHP. Usei scripting pra auxiliar os testes no meu projeto de mestrado, e devo usar algo no doutorado. Meu orientador tem um projeto com o qual me escalei pra ficar "fuçando". Terminamos escrevendo um artigo que foi aceito e apresentei na Grécia. O chato é que isso é um "side project" que poderia ir bem mais longe.
3) Prêmio de 500 dolares. Participei de um concurso de blogs sobre uma determinada ferramenta da Sun e o plugin que criei ficou com o primeiro prêmio. Este dinheiro foi convertido em um carrinho de bebê :-)
4) Contribuiçao para o mundo open-source. Depois de dois meses, o pessoal da Sun Microsystems me contactou pra "convidar o plugin" e endossà-lo na pàgina de downloads da ferramenta deles. Trabalhei alguns dias (no lugar de fazer outra coisa) pra estabilizar o plugin e hoje o mantenho como parte de um projeto open-source de membros e ex-membros do meu lab.

Pode parecer autopromoçao, mas o que eu quero mostrar é que podemos ser procrastinadores com resultados benéficos para nòs mesmos. Imagina o ganho se eu ficasse apenas vagando por pàginas da Web? Ao contràrio, as minhas procrastinaçoes de 2009 foram enriquecedoras (nao que o Wikipedia nao seja). Tirei vantagem das procrastinadas , adquiri conhecimento, e os resultados constam no meu CV. Depois de fazer este ràpido balanço, ainda acho poucos os resultados de um ano de procrastinaçao. Eu poderia ter navegado menos e procrastinado com algo melhor.

A triste verdade por tràs disso é que eu nao trabalhei tanto em minha tese neste primeiro ano de doutorado, apesar de eu ter desenvolvido o prototipo inicial e publicado um artigo sobre isso numa conferência. Eu poderia ter navegado menos e trabalhado melhor em minha tese.

Procrastinem em algo com resultado

Provavelmente algumas pessoas que lerem isso se identificarao como procrastinadores e provavelmente nao sabiam que isso tinha nome. A mensagem que deixo é que busquem algo de enriquecedor nas suas procrastrinaçoes. Và ler um livro, và resolver pendências, ler um artigo, fazer backup do computador, pintar a casa. De preferência algo que traga um grande ganho. Diga nao à TV, e nao à navegaçao sem rumo na Internet. Navegar é preciso, mas sem excesso.

Queimando filme
Dizem que o Google serve de "arma" para possìveis empregadores pré-filtrarem candidatos. Acabo de me entregar e queimar meu filme assumindo-me como procrastinador :-)
Para um potencial futuro empregador que estiver lendo este post em 2011 ou 2012, me dê um projeto em que eu nao queira estar que eu prometo fazer coisas legais que nao tem nada a ver com ele ;-)

* Traduçao do texto da imagem: Nunca deixe para amanha o que você pode fazer h